* Sobre discursos e as desculpas *

Eu estava acompanhando desde de manhã o episódio com a gamer que teria feito um comentário gravíssimo e, por isso, vinha sendo muito criticada, tendo sofrido, inclusive ameaças de morte.

Eu então pensei: "nossa, o que será que ela disse?"
Pois é, eu assumi que, já q vinha sendo criticada, algo ela devia ter dito de grave. Foi então q vi o comentário, que era "homem é lixo e os que não são, são exceções".

Toda msg, dentro e fora do Twitter, vem acompanhada de contexto. O contexto dessa mensagem é o mundo gamer.+
E a forma como as mulheres são tratadas nesse universo.

Não é de hoje que mulheres - cis e trans - relatam a hostilidade com q são tratadas, como são diminuídas e hipersexualizadas. POR HOMENS. Pelos homens que participam das lives, dos jogos. Não um, não dois, mas A MAIORIA.
A mensagem da gamer é justamente uma reação a essa situação, em que o que ela faz é sexualizado o tempo todo. Foi da experiência dela no meio que ela teceu esse comentário que ofendeu tanto vários homens que vivem esse universo.
Pois bem, homens se sentiram hostilizados por ela por generalizar. "eu não sou escroto". Eu me pergunto, então, onde estão esses indivíduos quando as lives com mulheres acontecem e elas são profundamente hostilizadas. Mas, enfim, sigamos.
Uma marca que a tinha como uma de suas influenciadoras resolveu fazer um comunicado, dada a pressão que sofreu por parte dos gamers que se sentiram ofendidos com o tal adjetivo "lixo". Eis que uma parte do comunicado diz:
"Estamos desde o começo, como gamers, enfrentando todo tipo de preconceito e estereótipo, e continuaremos lutando para que esse tipo de situação não se repita."
Você pode imaginar, por este trecho, que a marca se posicionou A FAVOR da moça no sentido de defendê-la contra as ameaças de morte que ela passou a sofrer por ter chamado os boys de lixo. Ou porque ela vive recebendo mensagens sexuais em conteúdos que nada tem a ver com sexo.
Se você achou isso, achou errado, otário. A mensagem da marca é justamente para dizer que ela não faz parte do grupo de embaixadores, que não tem relação com a marca e, curiosamente, no trecho que eu destaquei, o foco é dado no preconceito e estereótipo dos gamers homens.
Eu me pergunto: de que tipo de estereótipo e preconceito eles estão falando? De ela tê-los chamado de lixo? As ações subsequentes não confirmaram justamente o que ela disse? Há algo aí nesse "preconceito" que se compare às ameaças de morte que ela sofreu pelos tais boys lixo?
Retratações são peças discursivas importantes. Elas demonstram posicionamentos de marcas, indivíduos, instituições. Quando a tal @RazerBrazil faz um comunicado como esse, ela está considerando única e exclusivamente a "chateação" dos gamers por terem sido chamados de boy lixo.
É apenas o comentário final da gamer, mas não toda a situação, que é considerada para que eles feito o comunicado como fizeram. Eis o grande equívoco, no entanto. Pode ser que você ache que ela não deveria ter dito que eram todos lixo, mas, veja que comparação mais esdrúxula:
uma fala (foi essa fala que gerou tanta comoção, não outras falas dela que foram "desenterradas" depois, até onde entendi a história) que intitula rapazes de lixo

versus

uma ação contínua de hipersexualização e hostilização de mulheres POR HOMENS no universo gamer.
Sabe o que a marca deveria ter feito antes de soltar uma nota apressada, com cheiro de pressão de macho alfa insatisfeito que se viu com a carapuça encaixada na cabeça? Deveria ter olhado ao redor, pra além dos rapazes bufantes. Não deveria ter usado "preconceito" como usou.
Para usar a palavra "preconceito" é preciso entender como ele opera. Mulheres gamers são hostilizadas porque sofrem preconceito - e reclamam disso o tempo todo. Deixam de jogar. Se continuam jogando, é porque são super persistentes, já que o ambiente é hostil a elas.
O "preconceito" nas desculpas está associado ao que eles sofrem, mas é isso o que vivem homens nos games? (mulheres sendo preconceituosas com homens?). Qual o impacto estrutural na vida desses homens todos quando são chamados de lixo por essa (uma) mulher?
Em contrapartida, qual o impacto na vida das mulheres de serem hostilizadas e assediadas no universo gamer o tempo inteiro - não por um, mas por muitos homens? Hostilizadas a tal ponto de sofrerem ameaças de morte ao fazerem uma declaração de "homens são lixo".
Adianto: não estou dizendo isso para justificar qualquer tipo de hostilização, mas para colocar peso e medida na mensagem de desculpas da marca, que é evasiva ao dizer que os gamers enfrentam "preconceito e estereótipo", mas não deixa claro o que isso significa.
Numa situação em que a agressividade contra essa jogadora tomou essas proporções, não há pior maneira de produzir um pedido de desculpas. Falha o discurso, falha o entendimento da realidade ao redor, falham as marcas ao reforçarem discursos que preterem mulheres dos espaços.
Esse pedido de desculpas reforça a lógica desse universo ao colocar os holofotes na gamer, desconsiderando tudo o que aconteceu no entorno. É uma absoluta irresponsabilidade feita por gente que vive possivelmente de venda nos olhos e, por isso, não enxerga nada na frente.
Essa venda nos olhos, meus amigos, amigas e amigues, se chama machismo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Jana Viscardi - bem linguista do Youtube
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!