, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sobre o acordo Mercosul e UE, a discussão é antiga. O Nemea, grupo de pesquisa do qual faço parte no Cedeplar/UFMG, coordenado pelo @edsonpaulodomin , já tinha feito projeções dos impactos econômicos do acordo para o Brasil há um bom tempo. Abaixo algumas considerações
O comércio entre Brasil e UE continua baseado nas vantagens comparativas de cada país, com o primeiro exportando prioritariamente produtos primários e semi-manufaturados e importando bens da indústria de capital e intermediária.
Onze dos dezoito setores manuf. do BRA, tem saldo deficitário com a UE. Os maiores déficits ficam por conta das ativ. em que BRA possui maior dependência de importações e a produção envolve maior intensidade tecnológica: Máq e equip., químicos, peças e veíc. Auto e equip Eletrôn.
Entre os setores que BRA apresenta superávit com UE, se destacam: alimentos processados, produtos de madeira e Artefatos de couro e calçado. Assim, BRA permanece em desvantagem em relação aos termos de troca no comércio com UE.
A UE subsidia mais sua produção industrial do que o BRA e o restante do Mercosul. Por outro lado, em relação às tarifas de importação dos setores industriais, a UE é mais aberta do que BRA e restante do Mercosul, uma vez que pratica tarifas menores.
A eliminação tarifária no comércio bilateral entre Mercosul e UE causaria pequeno desvio positivo na trajetória de crescimento do PIB brasileiro. Com superávit marginal de LP na balança comercial. Alimentos processados seria a atividade mais estimulada no BRA pelo acordo.
Alimentos processados seria atividade com maior ganho de participação na pauta de exportações do BRA. Por outro lado, haveria ampliação da % da UE na pauta de importações industriais do BRA, principalmente de Maq. E equip. E peças e outros veículos auto.
Em resumo, o acordo incentiva a exportação do BRA de alimentos processados e a importação do BRA de bens com maior intensidade tecnológica, induzindo queda na % de setores-chave na produção de BRA, como peças e veículos auto, maq. e equip, prod. metal, quím., borracha plástico.
Impactos pouco discutidos desse tipo de acordo: efeitos no bem-estar. A maior eficiência alocativa certamente amplia bem-estar. Por outro lado, a piora na relação dos termos de troca reduz. O aumento ou redução do bem-estar vai depender de qual efeito se sobrepõe.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Débora Freire
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!