, 17 tweets, 14 min read Read on Twitter
Qual é a lógica das notas no processo de ensino-aprendizado? As notas foram colocadas no local correto dentro deste processo? E o mais importante... Como os alunos lidam com estes números?

Segue a Aula-fio...
Até o fim da Idade Média, não existia o uso de números que representariam o nível de conhecimento de um aluno frente aonconteudo que lhe foi passado. Desde Aristóteles havia a preocupação de classificar os alunos de acordo com suas aptidões, mas nunca em um método numérico.
Nas primeiras universidades, a aprovação de um aluno era dada pelo professor, que tinha critérios mais práticos de avaliação, pois interessava mais o processo de aprendizado do que qualquer resultado ao final de um curso.
Mas quando as notas surgiram? Na verdade, elas começaram a ser usadas pelos jesuítas. Como necessitavam de métodos em que ensinavam para vários alunos, começou-se a usar números que tornariam o processo de avaliação mais eficiente.
Existia até um plano de gestão pedagógica que tornaria o método jesuíta homogêneo. O “Ratio Studiorum”, lançado em 1599. Falava de provas, postura do professor em classe e até mesmo conteúdos programáticos divididos por semestres.
No contexto da Revolução Industrial, e do surgimento da necessidade de uma educação instrumental para operários, e mais eficiente para a elite, houve a disseminação do uso das notas. Os resultados do curso passariam a ser mais objetivos e quantificados.
Daí em diante, as notas passaram a ganhar cada vez mais espaço e importância... até invertermos o seu papel. Lembra da primeira imagem da Aula-fio? Vai lá dar uma olhada...
Para quê serve um termômetro? Para medirmos a temperatura do paciente e saber,os se está em condição febril e o quão grave é esta condição... uma nota, seja de prova, trabalho ou lição não é mais do que isto... o número do termômetro didático...
E o que é mais importante em um tratamento de febre? Diminuir a temperatura do paciente ou tratar a doença que causa este sintoma? Esta é a questão... notas baixas não são a “doença”, são o “sintoma”. Tratar a nota baixa como prioridade é colocar o paciente no freezer...
E muitos gestores, pais e administradores da educação pública, veem o problema da Educação pela ótica das notas. A verdade é que a nota deveria ser ferramenta, e acabou tornando-se uma armadilha.
Queria falar que os alunos que colam, deveriam parar com isto, pois seriam como pacientes que esfriam o termômetro para fingir que não têm febre, para manter-me na alegoria da febre. Mas a verdade é outra.
Hoje o sistema em si está equivocado, pois perdemos a objetividade que a nota poderia conferir ao processo. Ela se tornou instrumento de repressão(o ponto negativo)e finalidade tanto do aluno quanto da escola...melhorar resultados para não entrar de castigo ou não perder o bônus.
Quando na verdade o resultado não é uma nota, mas o que se aprende! E o problema agora é resgatar este conceito, a do professor que ensina, a da escola que ensina... e não de delegadores de notas...
Como fazer isto? Com uma cultura menos competitiva e mais colaborativa de aprendizagem e ensino. Com maior preocupação com o processo e não com o resultado, usando-se as notas como o termômetro, e não como uma régua de parâmetros para entrarmos ou não na montanha russa...
Não é fácil, não vai acontecer amanhã, mas precisamos começar esta discussão ontem. E não apenas professores, mas país e alunos também precisam se engajar neste debate, e assim construirmos um modelo de Educação que valorize mais o conhecimento útil do que meros números!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!