, 13 tweets, 12 min read Read on Twitter
Fui fazer um Tweet sobre a loucura de homenagear nazistas em 2019, e acabou virando uma aula-fio. Publico, e amanhã só retweeto.

O Exército homenagear representantes de regimes autoritários é uma afronta ou pura coerência da memória que querem preservar?

Segue a Aula-fio...
Pessoal achando ruim o exército homenagear major nazista (eu incluso)
Primeiro,a homenagem já acontece todo ano, desde 1998,quando completou-se 30 anos do assassinato. Mas como até pouco tempo atrás as comunicações das forças armadas eram muito discretas, passou-se despercebido.
Segundo, vamos dar uma olhada em quem é o patrono do exército brasileiro? Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (1803-1880), essa figura simpática logo abaixo...
De família de militares, Lima e Silva foi nomeado cadete em 1808 aos 5 anos de idade (simbolicamente) e entrou na corporação aos 15. Lutou em todas as guerras em que o Brasil se envolveu desde a independência até a guerra do Paraguai (1864-1870).
Fez fama ao debelar a revolta dos Balaios no Maranhão (1838-1841), onde se destacou o cerco à cidade de Caxias, onde mais de 4000 pessoas foram mortas. Esta campanha lhe rendeu o título de Barão de Caxias.
Em seguida, foi para o Rio Grande do Sul, onde combateu os farrapos. Ao invés dos massacres de populações pobres compostas de escravos e libertos, optou por negociar um armistício sem vencedores. Zeca Dirceu diria que Caxias era Tigrão com os balaios e tchutchuca com os farrapos.
Também participou das campanhas do Prata e foi chefe de governo de D. Pedro II ao longo da década de 1850. Já Duque, foi incumbido de comandar as tropas da Tríplice aliança contra o Paraguai.
Deixou o conflito por motivos de saúde antes de seu encerramento, mas foi com ele que começou o extermínio da população e meios de produção paraguaios. O nosso país vizinho não era a potência que alguns colegas imaginaram anos depois, mas sofreu perdas catastróficas.
Na política, foi membro do partido conservador, e trabalhou pela manutenção das tradições sociais de sua época, como a escravidão.
Faleceu em 1880, em sua fazenda Santa Mônica na cidade de Valença/RJ, cercado de familiares.
Por isto, não estranhe a homenagem ao major nazista tanto assim (se revolte, mas não estranhe). O patrono do exército foi um escravocrata que massacrou populares e se multiplicou em varias estátuas equestres que ainda pisoteiam a memória dos que lutavam por um mundo mais justo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!