, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
O Peru está longe de ser um fantasma brasileiro, mas tem uma boa memória a seu favor: é a última seleção sul-americana a vencer o Brasil por aqui em um jogo competitivo (tirando amistosos). Foi pela Copa América de 1975, disputada em jogos de ida e volta: 3x1 no Mineirão.
Aquela foi a primeira Copa América com esse nome (antes era Campeonato Sul-Americano, e Copa América era o nome do troféu), e a fórmula era assim: 3 triangulares em que passava o vencedor, com o atual campeão (Uruguai) entrando direto nas semis. Jogos em ida e volta.
O Brasil tinha uma tradição de não levar muito a sério o torneio sul-americano e não costumava colocar seu melhor time para disputá-lo. Em 1975, foi a mesma coisa: a Seleção Brasileira daquela edição foi um grande combinado mineiro com uns poucos reforços de fora.
O time que levou 3x1 do Peru:

Raul (Cruzeiro)
Nelinho (Cruzeiro)
Miguel (Vasco)
Piazza (Cruzeiro)
Getúlio (Atlético)
Geraldo (Flamengo) [Zé Carlos (Cruzeiro)]
Palhinha (Cruzeiro)
Roberto Batata (Cruzeiro)
Roberto Dinamite (Vasco) [Reinaldo (Atlético)]
Romeu (Atlético)
Aqui um vídeo daquele jogo:
O Peru ainda estava com a sua grande geração, o último time TEMÍVEL que teve antes do atual, liderado por TEÓFILO CUBILLAS.
O curioso é que o Brasil devolveu a derrota no jogo de volta: em Lima, quatro dias depois, venceu por 2x0. Sem gol qualificado, valia o empate no agregado, e o jogo foi para o SORTEIO.
Convencionou-se contar que o Brasil perdeu no cara ou coroa, mas a verdade é que a vaga foi decidida PUXANDO PAPEIZINHOS de dentro da taça, horas depois da partida. Na sede da Federação Peruana, uma menina de 12 anos, filha do presidente da Conmebol (também peruano) puxou: "Peru"
Com a sorte ao seu lado, o Peru avançou para uma final contra o que então era uma grande zebra - a Colômbia, na época ainda um saco de pancadas histórico, mas conseguiu tirar o Uruguai - e conquistou seu segundo (e último) título. Bicampeões em 1939 e 1975.
Depois da derrota de 1975, o Brasil só voltaria a perder um jogo competitivo em casa no 7x1 de 2014 (e perderia outro, em seguida, para a Holanda na decisão do 3º lugar). Mas nenhum outro sul-americano voltou a vencer uma partida não-amistosa contra o Brasil no Brasil desde 1975.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Impedimento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!