, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, onde meninas postam sobre moda e maquiagem, garotos postam sobre games e viagens, chefs falam de comidas, artistas de suas artes, gente comum mostra a família… tem de tudo lá.
E o Instagram mostrava quantas curtidas cada foto ganhava. Essa era a moeda que muitos influenciadores digitais usavam para ganhar dinheiro.
Influenciador digital é alguém que tem muitos seguidores e muitas curtidas em suas postagens.
Diversas marcas, de olho na quantidade de visualizações, patrocinam essas postagens, fazendo com que muitos influenciadores digitais, normalmente muito jovens, ganhassem boladas.
Estima-se que um influenciador digital com 100 mil seguidores ganhe entre 5 mil e 10 mil reais por postagem patrocinada. E de repente o Instagram diz que não vai mais mostrar as curtidas.

E agora? Como saber se o influenciador digital tem relevância?

Vamos lá.
Isso tudo é uma doença do crescimento da internet e das mídias sociais. Um efeito colateral, digamos assim, algo que já ocorria nas mídias tradicionais, mas que assumiu proporções inimagináveis num ambiente onde a pessoa não precisa ser famosa para ter milhões de seguidores.
Temos casos de gente que começou a postar do nada, sem nenhum recurso, morando numa periferia do Brasil e explodiu, arrebanhando milhões de seguidores interessados em ver as estripulias do influenciador.
Eu trabalho com podcasts há 13 anos, o suficiente para saber que quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas. É o indicador imediatista, de quem tem pressa, não de quem quer criar raízes.
Ganha-se muito mais com 1000 seguidores engajados, inteligentes, capazes de contribuir com sua imagem, interessados em que você cresça, do que com 1 milhão de seguidores interessados em Eros e Thanatos: sexo e desgraça.
E muitas marcas descobriram isso da pior maneira, aproximando-se de influenciadores sem noção, que fazem comentários racistas, intolerantes ou preconceituosos e colocam a perder a criação do “goodwill” para a marca.
É preciso buscar a qualidade dos seguidores, o que é impossível através do número burro de likes.
Você quer se aproximar de um influenciador digital? Vá além das curtidas. Procure entender a qualidade da sua audiência.
Os conteúdos postados contribuem para construir algo bom? Ou é só pra vender o batom? Leia os comentários dos seguidores e compartilhadores. Peça para ver depoimentos recebidos em privado. Veja quem você conhece e que conhece o influenciador e pergunte a opinião a respeito.
Por isso não estou nem aí com a decisão do Instagram.

Quantidade é burra, antiga e preguiçosa.

Qualidade é o nome do jogo. Só que é difícil…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to luciano pires
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!