Profile picture
, 16 tweets, 6 min read Read on Twitter
NO AR. Sites de fake news foram os mais populares em grupos de WhatsApp nas eleições. aosfatos.org/noticias/sites…
Sites conhecidos por difundir desinformação estão entre os que mais circularam nas eleições de 2018 em grupos de WhatsApp alinhados à direita e à esquerda, segundo estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos.
O Jornal da Cidade Online, que revelamos no mês passado usar perfis apócrifos para atacar políticos e magistrados, e o Plantão Brasil, ligado a uma série de páginas que veiculam notícias falsas, foram dois dos veículos mais populares identificados pelo estudo.
Os pesquisadores Victor Bursztyn e Larry Birnbaum, do departamento de Ciências da Computação da universidade americana, analisaram 232 grupos de WhatsApp dos dois lados do espectro político e que somavam 45 mil usuários.
Eles coletaram cerca de 2,8 milhões de mensagens em formato diversos (texto, imagem, vídeo e outros conteúdos multimídia) entre 1º de setembro e 1º de novembro de 2018. Cerca de 12% das mensagens compartilhadas continham links.
O @JornalDaCidadeO foi o site mais popular nos grupos de WhatsApp identificados com ideias e políticos de direita. A página já foi desmentida por @aosfatos quatro vezes, duas delas nas eleições, e também usa perfis falsos. Relembre: aosfatos.org/noticias/jorna…
@JornalDaCidadeO Os conteúdos falsos do Jornal da Cidade Online que checamos em 2018, aliás, estão entre os mais compartilhados nos grupos de WhatsApp, segundo a pesquisa: 1) TSE entregou códigos de urnas eletrônicas a venezuelanos; 2) Ciro Gomes declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno.
@JornalDaCidadeO Outro site conhecido por disseminar desinformação, o República de Curitiba teve seus conteúdos compartilhados 807 vezes entre os grupos de direita no WhatsApp analisados na pesquisa.
@JornalDaCidadeO Uma das notícias falsas mais populares deles, e que checamos durante as eleições, distorcia um comentário de Fernando Haddad a respeito de proposta de desencarceramento de condenados por pequenos delitos. Relembre o caso: aosfatos.org/noticias/image…
@JornalDaCidadeO Nem todos os portais que ocupam o topo da lista, no entanto, são sites especializados em disseminar desinformação. O Antagonista, Veja, IstoÉ e R7 também figuram entre os veículos mais populares nos grupos de WhatsApp à direita analisados pelo estudo.
@JornalDaCidadeO Nos grupos identificados como de esquerda no estudo, o site mais popular durante as eleições foi a agência de notícias russa Sputnik News, que geralmente publica notícias curtas e não dissemina desinformação.
@JornalDaCidadeO Não é o caso do Plantão Brasil, que integra rede de sites com alinhamentos ideológicos diversos e que gera lucro com desinformação. A rede chegou a se apropriar do nome do Aos Fatos para espalhar notícias falsas em aosfatos.com. Relembre: aosfatos.org/noticias/como-…
@JornalDaCidadeO Nos grupos de Whatsapp analisados, três links do Plantão Brasil foram compartilhados 139 vezes. Um deles é um texto de 2017 que traz dados falsos sobre a dívida de grandes empresas, como a Globo e o Itaú, com a Previdência Social.
@JornalDaCidadeO Segundo o estudo, os usuários de direita aparecem mais conectados entre si e compartilham mais conteúdos multimídia (fotos, vídeos e mensagens de áudio) do que aqueles de esquerda.
@JornalDaCidadeO Também é notável a tendência entre esses grupos — também percebida nos EUA — de consumo de informação por meio de canais do YouTube: 56,3% dos links compartilhados pelos grupos de direita e 44,2% das mensagens nos de esquerda eram vídeos da plataforma.
@JornalDaCidadeO Já as publicações oriundas do Facebook e do Twitter são mais expressivas na esquerda, onde representam 20% e 6,2% das mensagens, respectivamente — na direita são 10,8% e 2%. Leia mais detalhes aqui: aosfatos.org/noticias/sites…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!