Profile picture
, 20 tweets, 5 min read Read on Twitter
NO AR. Jornal da Cidade Online usa perfis apócrifos para atacar políticos e magistrados. aosfatos.org/noticias/jorna…
Uma série de indícios aponta que o site bolsonarista Jornal da Cidade Online tem usado perfis falsos em publicações que trazem ataques e desinformação a respeito de políticos, desembargadores e até ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
O site, conhecido pela difusão de conteúdo falso em favor de Bolsonaro, tem entre os colaboradores Amanda Acosta e Otto Dantas. Ela é apresentada em seus artigos com uma foto modificada digitalmente da escritora Thalita Rebouças; ele, com uma imagem do banco Shutterstock.
Comparando a imagem do perfil de Otto Dantas no Jornal da Cidade Online (à direita) com uma do Shutterstock (à esquerda), é possível perceber que elas são praticamente idênticas, à exceção de algumas modificações feitas digitalmente.
A comparação entre a foto de Amanda Acosta (à direita) e a da escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças é mais óbvia, pois a estampa da blusa é idêntica. Há ainda similaridade nas maçãs do rosto, nas linhas de expressão do sorriso e na posição do cabelo.
Assim como a imagem de Otto Dantas, a foto atribuída a Amanda Acosta também apresenta alterações feitas com auxílio de software de edição: a cor dos cabelos foi escurecida, a pele teve o tom alterado, o rosto foi alargado e os olhos aumentados.
Outro forte indício de falsidade é que, nos processos em que foram incluídos como réus, os dois nunca foram encontrados pela Justiça para a entrega de notificações. Nem mesmo a advogada que os defende em diversos processos conhece ou sabe o paradeiro deles.
O editor do Jornal da Cidade Online, José Tolentino, disse que não conhece pessoalmente os dois colaboradores e que não costuma conferir as biografias nem a autenticidade das fotos de quem escreve na página.
Porém, ele assumiu a responsabilidade pelo que foi publicado pelos repórteres: “como vocês fazem no Aos Fatos, na Folha de S.Paulo, eu não sei. Aqui no Jornal da Cidade Online, a responsabilidade é minha. Eu assumo”
Tolentino recusou-se a fornecer evidências que pudessem comprovar as identidades de Acosta e Dantas, como meios de contato ou endereço. Em dado momento, ele questionou se @aosfatos trabalhava para Gilmar Mendes, ministro do STF que processou o site em 2017 por danos morais.
Em maio de 2017, o ministro Gilmar Mendes entrou com uma ação por danos morais contra o Jornal da Cidade Online por conta de matérias assinadas por Otto Dantas e Amanda Acosta que atacavam ele e sua esposa, Guiomar Mendes.
As publicações afirmavam que Guiomar teria recebido honorários pela soltura de Eike Batista, cujo habeas corpus fora concedido por Gilmar. Na verdade, apesar de trabalhar no escritório que defendeu o empresário, não há evidências de que ela tenha atuado na causa.
Segundo a advogada Camila Rosa, que atua na defesa do Jornal da Cidade Online, o processo de Mendes ainda não passou dos estágios iniciais devido à impossibilidade de contatar Dantas e Acosta.
Atualmente, o Jornal da Cidade Online também enfrenta outros cinco processos por danos morais movidos por desembargadores do TJ-RJ inconformados com um texto de Amanda Acosta que lança suspeitas sobre tráfico de influência durante o governo Sérgio Cabral.
Apesar de o conteúdo alvo da ação ser assinado por Acosta, ela não consta como ré no processo. Isso porque, de acordo com o advogado dos desembargadores, Fernando Orotavo Neto, não foi possível localizar a jornalista.
O site já perdeu dois dos processos e terá de pagar R$ 120 mil à desembargadora Inês da Trindade Chaves de Mello e R$ 150 mil ao desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes.
E-mails enviados por @aosfatos aos endereços informados no site ficaram sem resposta. Um deles chegou a ser replicado no dia 28 de junho por Otto Dantas, que requisitou um número para ligar. Mas, ao ser questionado se a conversa poderia ser por vídeo, não respondeu mais.
Buscas em redes sociais, listas telefônicas e textos assinados em outras publicações não geraram resultados que confirmassem a existência dos dois repórteres do Jornal da Cidade Online.
Tanto Otto quanto Amanda publicam de quatro a cinco artigos por semana no portal, em média. Apesar de escreverem com frequência, nenhum dos dois recebe salário ou atua efetivamente como freelancer para o site, sediado em Passo Fundo (RS).
É da lavra de Otto e Amanda notícias falsas que ficaram famosas nas eleições, como a que o TSE teria entregue códigos das urnas eletrônicas a venezuelanos e a que Ciro Gomes havia manifestado apoio a Bolsonaro no segundo turno.

Leia a reportagem completa: aosfatos.org/noticias/jorna…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!