Hoje, em entrevista, o ministro da educação, Abraham Weintraub voltou a criticar o educador Paulo Freire (1921 - 1997), dizendo se tratar de uma unanimidade burra.
Decidimos mostrar ao ministro Weintraub a importância de Paulo Freire para a educação mundial.

Segue a thread+
1) Paulo Freire é o educador mais conhecido de nossos tempos. Nasceu em Recife, formou-se em direito, mas dedicou a sua vida a pensar em métodos de alfabetização da população mais pobre.
2) Paulo Freire teve atuação e reconhecimento internacional. "Pedagogia do Oprimido" é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 mais pedidos pelas universidades de língua inglesa, segundo o projeto Open Syllabus, que reúne dados do mundo acadêmico.
Outras 20 obras do escritor também aparecem em outros rankings, como "Política e Educação".
3)Além disso, o educador é o terceiro pensador mais citado em universidades da área de humanas em todo o mundo, de acordo com levantamento feito pela ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica Google Scholar, que mostra que Freire foi referenciado 72.359 vezes.
4) Em 1964, com o golpe militar no Brasil, Freire foi exilado, depois de ficar preso por 70 dias. Viveu no Chile, nos Estados Unidos, onde lecionou por um ano na universidade de Harvard, e em Genebra onde trabalhou no Conselho Mundial de Igrejas por 10 anos.
5) Em 1969 o CMI lhe abriu um espaço sem limites para projetos de ação educativa em todos os continentes, mas, sobretudo, em vários países africanos.
6) Com o fim da ditadura militar, Paulo Freire volta ao Brasil nos anos 1980. Entre 1989 e 1991, Paulo Freire foi secretário de Educação da Cidade de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina.
7) Em 2012, Paulo freire foi declarado patrono da educação brasileira. O projeto de lei para tal foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) da Câmara dos Deputados.
8) Em 2017, um movimento liderado por setores conservadores, o Escola sem Partido, fez uma tentativa de retirar de Paulo Freire o patronato da educação. Para barrar a iniciativa, foi criado o coletivo Paulo Freire por uma Educação Democrática.
Coletivo que foi organizado por Luiza Erundina, Anita Freire (viúva do educador) e Daniel Cara.
9) Apesar da reconhecida importância das inovações do educador para os métodos de alfabetização. tualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Infantil e Fundamental, aprovada no Conselho Nacional de Educação (CNE) , já não cita Paulo Freire.
A BNCC do Ensino Médio, com discussões ainda mais recentes, também não faz referência ao educador.
O ministro Abraham Weintraub parece desconhecer intencionalmente não só a importância de Paulo Freire, seu método de alfabetização, mas também a realidade das escolas públicas brasileiras.
Na sua obsessão por criticar Freire se contradiz. Ora diz que o método não é utilizado em lugar nenhum do mundo, para em seguida dizer que Paulo Freire é reconhecido porque seu método funciona, assim como "a aspirina usada por nazistas".
Ficamos sem entender se a discordância do Weintraub é com a eficácia do método ou por questões políticas.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Observatório do Conhecimento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!