, 43 tweets, 16 min read Read on Twitter
Oi amiguinhos, cês tão prontos pra mais uma thread daquelas pra conhecer um assunto que não tá sendo debatido na mídia brasileira?
Vem comigo em mais essa #NotíciaFio que eu vou te mostrar que na Inglaterra não tem só Brexit!
Olha bem pra cara desse cara. Não dá pra esperar coisa boa dele né? Então...
O nome dele é Stephen Christopher Yaxley mas ele é mais conhecido pelo pseudônimo de Tommy Robinson. E acredite, ele é um puta canalha do caralho.
Pra começar que Tommy Robinson não é o primeiro pseudônimo que ele usa na vida, ele também já foi Andrew MacMaster, Wayne King (um trocadilho com 'wanking', uma gíria para marturbação), Stephen Lennon e Paul Harris (nome num passaporte falso)
Eu vou pular boa tarde da sua biografia, o que interessa saber é que ele vem de uma família de imigrantes irlandeses por parte de mãe, origem simples, mãe trabalhava numa padaria e padrasto na fábrica da Vauxhall em Luton
Luton é uma cidade ao norte de Londres que em 2011 tinha 211mil habitantes, a fárica da Vauxhall era a maior empregadora da cidade e por conta da demanda de mão-de-obra tornou-se bastante atrativa para imigrantes, inclusive muçulmanos vindos do Paquistão e Bangladesh
Nos fim dos anos 90 a Vauxhall começou um passaralho fechando várias linhas de montagem. Numa dessas o padrasto (que ele trata com orgulho como pai) foi demitido, isso foi em 1998, mesmo ano em que Stephen larga a escola, aos 16 anos.

(e sim, é um Vectra. A Vauxhall é da GM)
Recapitulando: nos anos 2000 a maior empregadora da cidade estava demitindo e Luton tinha 15% da sua pop. composta por muçulmanos (hj em dia são 25%, uma das únicas cidades de UK onde bretões brancos não são maioria)
Escassez de empregos + imigrantes = prato cheio pra islamofobia
O roteiro é clichê mas aqui se repetiu de novo: Numa sociedade passando por apuros a juventude vai procurar escapismos. tem gente que cai na droga, tem gente que vai tentar a sorte em outro lugar. Stephen foi pras arquibancadas de futebol e virou mais um hooligan do Luton Town
A torcida organizada do Luton Town chama-se MIG (Men in Gear), é dificil traduzir, tem uma conotação como se fosse "soldados equipados". Pra piorar tudo o estádio do Luton fica no coração de Bury Park, uma área cheia de muçulmanos. Brigas eram frequentes.
Foi lá no MIG que Stephen virou Tommy Robinson. Ele passou algum tempo na torcida mas logo tentou dar um rumo na vida e em 2003, depois de 5 anos de estudo entrou num curso de engenharia aeronáutica pro aeroporto de Luton, burro ele não é. Tudo parecia melhorar.
A casa caiu quando no mesmo 2003 ele brigou bêbado com um cara, o cara era um policial de folga e o registro dos 12 meses de pena na sua ficha criminal o afastou do aeroporto, efeito das medidas de segurança pós 11 de setembro.
Até aqui tudo o que vemos é a vida de um cara normal. Algumas escolhas erradas, algumas ideias imperdoáveis e um péssimo timing. Poderia ser qualquer um.

Mas daqui pra frente nada justifica.
Tommy então como qualquer homem branco sem noção dos seus privilégios teve que procurar algum bode expiatório onde descontar os seus fracassos. Foi aí que ele entornou o caldo de vez pra islamofobia.
Foi nesse momento que Tommy se juntou à ao BNP (British National Party, mas pode chamar de partido fascista inglês que eles vêm igual) e depois migrou par o EDL (English Defence League) um grupo ultranacionalista de extrema-direita (desculpem a redundância).
Rapidamente ele passou a liderar o EDL, sob o seu comando criaram a European Defence League congregando todo o tipo de FDP. Em 2011 tomou uma cana por "comportamento ameaçador, abusivo ou insultuoso" numa briga de mais de 100 hooligans. Tomou 1 ano e 150hrs de trampo comunitário.
Pra não estender muito a ficha dele ainda ganhou mais um assalto (2011), uma posse de identidade falsa (2011), duas fraudes hipotecárias (2013) e a ccereja do bolo foi a de 2017 por desrespeito ao tribunal. Mas chegaremos lá, eu juro.
Em abril de 2012 a BBC deu uma de CQC e resolveu dar palco pra maluco, gravou um programa com Tommy e um político muçulmano chamado Mo Ansar, aida gravou um documentário dos bastidores da parada e acabou alavancando a popularidade de Robinson. Vacilo.
Em outubro de 2013 Tommy aparece dizendo que saiu do EDL, se diz arrependido e os caralho. Diz que vai trabalhar em coisas que falam sobre o extremismo. 2014 aparece pra palestrar em Oxford e a UAF (United Against Fascim) vai lá dar um passa fora.
Lá ele foi perguntado se havia renunciado aos ideais da EDL ou apenas saído da organização. ele mandou uma evasiva se apoiando na liberdade condicional "Eu vou ganhar minha liberdade de expressão de volta dia 22/07/2015".
Não deu outra. Depois de cumprir sua pena lá estava ele em demonstrações de ódio islamofóbico com a galera do Pegida da Alemanha. Neonazi não pode ver uma supremacia que já quer logo abraçar.
Pulamos pra 2017 e Tommy agora é correspondente de um site de extrema direita canadense, durante um julgamento de um caso de estupro Robinson tentou filmar os acusados foi aí que veio a condenação por desrespeito ao tribunal.
Em 9/06/2017 um cara avançou com uma van contra uma galera na próximo da mesquita de Finsbury Park causando uma morte e 9 feridos, o canalha tomou a prisão perpétua.
Adivinha com quem ele trocava emails?
O próprio chefe da Scotland Yard disse que as ações de Tommy tiveram um papel importante no caso.
Em 2018 um adolescente muçulmano sofreu bullying e o Tommy seguiu a cartilha da extrema direita: Acusou o mlk falsamente de ter assediado duas meninas. Contrariando as leis ele disse o nome do rapaz em diferentes mídias, o que forçou a família a ter de se mudar tamanho o assédio
Quanto mais merda ele faz mais célebre ele fica, tanto que foi chamado a integrar o UKIP, o "partido do Braxit" como gosta de chamar o @xadrezverbal, o partido rachou, peixes grndes se desfiliaram e ele prometeu concorrer às eleições de maio de 2019.
Ele não só concorreu como ficou em oitavo. Me dá calafrios só de pensar que ele teve quase 39 mil votos num lugar onde o voto não é obrigatório.
Com tanto processo pra se defender a gente começa a se perguntar: Tá que horas ele trabalha? como paga os boletos e honorários de advogados?

Do mesmo jeito que o MBL faz aqui. Think tanks e negócios escusos.
O bilionário americano Robert Shillman pagava uma mesada de 5mil libras pra ele via site canadense extremista.
O cara recebeu mais de 2mi via doações e patrocínios vindo de todas as partes do mundo.
Também criou campanhas no FB usando uma ferramenta que era exclusiva p caridade.
Hoje Tommy está na cadeia cumprindo a pena que tomou pela filmagem que fez dos acusados durante o julgamento.
A extrema direita fez o que se esperava dela: tomou as dores e começou a distorção dos fatos.
Hoje eles tentam vender a ideia de que a prisão dele é uma afronta à liberdade de expressão, coisa que não condiz com a pena que tomou. O princípio aqui é que um acusado não pode ser exposto durante o julgamento para que eventos externos não desequilibrem a balança da justiça.
Ele poderia ter exposto suas caras (como fez, poi era uma streaming) e assim expor suas famílias, permitir e/ou fabricar eventuais fake news, etc. tudo em um ambiente de linchamento virtual na opinião pública sem direito à defesa dos réus. É uma apologia á ação de vigilantes.
Mas quem liga pra justiça quando se fala em extrema direita, não é mesmo?
Todo o tipo de gente ruim e sebosa da Europa correu pra fazer uma campanha pela liberdade dele. É tipo um #LulaLivre do mal.
Ah, antes que eu me esqueça. Teve uma parada engraçada na prisão. Começou a rolar uma história de que ele teria sofrido maus tratos na prisão, e que corria risco de vida pois muçulmanos presos poderiam tentar algo contra ele.
Realidade: O supremacistão da porra toda tomou uma no meio da fuça de um senhor de 70 anso que nem sabia quem ele era. A justificativa é que ele se portou como o completo babaca que é.

sputniknews.com/europe/2019072…
As manifestações pela liberdade de Tommy são um suco de extrema direita. Um monte de homem branco careca brigando, batendo em jornalista, tudo muito bem documentado. Tavan na hora de alguém acabar com essa palhaçada...

metro.co.uk/2019/07/12/tom…
E como nem todo herói usa capa lá foi a tropa Antifa fazer o que deve ser feito. Colocar esse bando de filho da puta de volta pro esgoto. A chinela cantou bonito no último final de semana. Foram 24 presos e muito facho catando dente no asfalto.

theguardian.com/uk-news/2019/a…
Fiquem aqui com esse belo compilado de notícias sobre esse confronto

antifascistnetwork.org/2019/08/06/ant…
Esse thread toda é a nossa singela forma de informar e ao mesmo tempo homenagear nossos camaradas antifascistas ao redor do mundo. Onde quer que haja um déspota lá estaremos.
Vida longa aos que lutam por um futuro sem capitalismo. #Antifa
Agradecimentos especiais ao amigo @carapanarana que deu dicas para a pesquisa.
@threadreaderapp unroll aí pra geral meu querido
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pistolando Podcast
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!