, 11 tweets, 17 min read Read on Twitter
Muito boa a entrevista do @ricksenra com o procurador @deltanmd, publicada na BBC. Faço, nos tweets a seguir, alguns reparos a mentiras que o procurador segue a contar desde que o @TheInterceptBr começou a publicsr as reportagens da #VazaJato bbc.com/portuguese/bra…
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 1. "A gente tem aí cinco anos de intensas mensagens, se você muda uma palavra, muda completamente o significado de um texto." O @TheInterceptBr e seus veículos parceiros jamais editaram os diálogos. Essa afirmação de @deltanmd é mentirosa, sem meias palavras
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 2. O suposto hacker de Araraquara, que o ministro @SF_Moro se apressou em chamar de fonte do Intercept (nós nunca falamos sobre a nossa fonte), disse, em depoimento à Polícia Federal e à @folha, que não há possibilidade de adulteração dos diálogos www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha 3. "As informações são trazidas em matérias diferentes e não são contextualizadas." Para produzir cada matéria, doutor @deltanmd, lemos durante dias (às vezes semanas) milhares de mensagens. Publicamos só o que relevante, mas isso não significa que só lemos o que é publicado.
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha 4. Pelo contrário, a preocupação de contextualizar as situações está presente em todas as reportagens da série #VazaJato, desde a primeira. Nenhum diálogo, mesmo quando isolado, foi apresentado sem o devido contexto. Uma leitura honesta permite facilmente perceber isso.
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha 5. "As informações são trazidas fora de contexto, são trazidas dentro de um contexto para vilanizar." Errado, doutor @deltanmd. São trazidas para mostrar como procuradores viam o principal alvo da operação. Seria fácil isolar diálogos soltos, se vilanizar fosse nosso objetivo.
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha 6. Nós jamais fizemos isso. Ao contrário. Fosse num momento ou outro em que a conversa fosse "um pouco irresponsável", como diz @deltanmd, vá lá. Mas não é assim. É algo que se repetiu ao longo de anos e em situações diferentes, inclusive na morte de uma criança de 7 anos.
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha 7. "As pessoas têm que entender que essas conversas são conversas que você teria na mesa de casa com a família". Repetindo o @demori, em casa não temos o costume de pisotear em cadáveres. Melhor faria o senhor se seguisse o exemplo da @jerusabv e se desculpasse, @deltanmd.
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha @demori @jerusabv 8. Por fim: "Essas reportagens (...) não têm alcance grande, vários veículos filtram, (...) 'olha, isso não é certo, não é devido, não vou divulgar'. (...) ''
É construído em cima de juízo de valor, tem uma pauta por trás, são editoriais, é ativismo e não reportagens"
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha @demori @jerusabv 9. Que veículos importante, afora os do grupo Globo, não deram atenção à #VazaJato? Pra falar só na imprensa nacional (se olharmos para a estrangeira, então...) Basta ver os atuais parceiros do @TheInterceptBr na análise dos arquivos
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr @SF_Moro @folha @demori @jerusabv 10. Acusar jornalistas críticos de "ativistas" é feio, doutor @deltanmd. Ficaria melhor na boca de Lula, de Bolsonaro, de Eduardo Cunha, que de um procurador que se diz "técnico, imparcial e apartidário". Mas compreendo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rafael Moro Martins
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!