, 15 tweets, 3 min read Read on Twitter
Desde que começaram os vazamentos, eu opinei aqui que considerava os fatos bastantes graves do ponto de vista jurídica. A questão que discuti foi principalmente essa: a jurídica. Tínhamos dois fatos de especial importância: a indicação de uma testemunha e a sugestão de uma nota.
Ambos sugeriam, muito fortemente, parcialidade do Moro, proximidade com o órgão de acusação e reforçavam o argumento da suspeição. Havia pormenores para se chegar a esse reconhecimento (como usar os áudios como prova). Mas, supondo seu uso, eram graves e fortes.
Mas é preciso diferenciar o que é relevante do que não é. Sobretudo, o que é relevante do ponto de vista jurídico. Politicamente - admito - tudo pode ser relevante. Em quem fulano votou, com quem fulano anda etc.
Juridicamente - para saber se houve crime, se há suspeição etc. as coisas são diferentes. É por isso que acho que os áudios de hoje são pouco relevantes para a discussão sobre a suspeição.
Vamos aos fatos. Deltan e Moro conversaram sobre uma notícia que apareceu na Globo envolvendo uma investigação sobre o FHC. O que é relevante, juridicamente? Que a investigação não estava em Curitiba nem sob a jurisidição do Moro.
O que é relevante, do ponto de vista do contexto da conversa? Que Moro levantou a questão da prescrição e Deltan disse que provavelmente estavam investigado o caso *mesmo cientes da prescrição* apenas para indicar a imparcialidade da LJ.
O que é curioso disso tudo é que pouca gente se espantou com o fato de que o MPF estar investigando fatos já prescritos com objetivo de demonstrar imparcialidade. Mas deixemos isso de lado por um momento.
Moro não pode ter cometido crime de “corrupção”, como disse o Glenn, porque o caso não estava com ele. Os comentários do Moro, inapropriados diante da relação Juiz - MPF, não reforçam em nada o argumento da sua suspeição para julgar o Lula.
Lembrem que os fatos necessários para comprovar a suspeição precisam ser robustos e específicos. Moro reclamar de uma estratégia de atuação da LJ fora de Curitiba (e, portanto, de sua jurisdição) envolvendo um caso prescrito não tem reflexo algum sobre o caso do Lula.
É óbvio: é possível dizer que isso reforça o “contexto” maior da parcialidade. Mas esse contexto já estava suficientemente estabelecido pelos vazamentos anteriores. E um comentário sobre FHC só sugere parcialidade contra o Lula num mundo dividido entre os dois.
O que me parece? O diálogo demonstra a preocupação do Moro - já pública, desde o artigo sobre a Mãos Limpas - de “ganhar a opinião pública”. O ponto era: qual a utilidade de investigar um caso prescrita apenas para “mostrar parcialidade”?
Um Juiz não deveria ter esse tipo de preocupação, na minha opinião. Mas era essa a estratégia da Lava Jato, e não só no caso do Lula.
E por fim: a prescrição é um dos casos em que o arquivamento de inquérito faz coisa julgada material justamente pela *evidente* falta de interesse público na persecução penal.
É preciso separar o que é sério do que é ruído. Eu duvido muito que os advogados do Lula, por exemplo, usem esse vazamento para tentar reforçar a tese da suspeição. Vão insistir no que já tínhamos e aguardar para saber se vem mais coisas sobre o ex-presidente.
E não estou discutindo o que o @TheInterceptBr julga relevante. Os critérios jornalísticos do órgão são deles próprios. Eu discordo nesse caso. Mas isso não interessa: meu ponto é discutir em que medida isso é relevante para a controvérsia parcialidade/suspeição do Sérgio Moro.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Horacio Neiva
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!