Hoje 5 países da América Latina comemoram suas independências:
Costa Rica
Nicarágua
El Salvador
Honduras
Guatemala
Contaremos a história de cada um, segue o hilo:
O país só começou a fazer parte da Federação em 1824.
Após constantes divergências, principalmente entre liberais e conservadores, o chefe de estado do país, Braulio Carrillo, declarou, em 1838, o abandono da Federação e a soberania da Costa Rica.
Em 1826, com sua primeira constituição, o país passou a integrar a Federação da América Central. Em 1838, com movimentação dos liberais para a criação de uma nação independente, foi proclamada a república e assim o abandono da união de províncias.
Todavia, manteve-se ainda como economia dependente e exportadora de matérias-primas, subordinada à posição periférica no mercado mundial.
Antes da chegada dos espanhóis em 1524, a região de El Salvador era habitada pelos índios pipiles. O país tornou-se independente da Espanha em 1821, e viveu intensos conflitos internos. A história recente de El Salvador teve um momento decisivo: a guerra civil.
É o segundo maior país da América Central, depois da Nicarágua. A República de Honduras tem uma área de 112.492 km². Por sua localização, Honduras é o único país que tem fronteiras territoriais com três dos seus antigos sócios: El Salvador, Nicarágua e Guatemala.
Guatemala deriva da palavra indígena Quhatezmalha, que significa "montanha que verte água", o lugar foi o berço da civilização maia e depois os astecas estenderam seu domínio fazendo com que os maias migrassem.
Jimmy era um famoso comediante guatemalteco. Ele foi eleito em 2016, mas o presidente eleito em 2019, que vai assumir em breve, é Alejandro Gianmmatei que tem uma plataforma ligada a pena de morte.