, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Na economia, na política politiqueira, na política policial, há acordos tácitos e arranjos que colocam alguma ordem no país sob o tumulto bolsonarista. Vai uma tentativa de resumo na coluna da Folha e na sequência abaixo. www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/Na semana passada, o Congresso aprovou uma imensa mudança na Lei Geral de Telecomunicações, velha de 1997, anacrônica. E daí? Foi uma grande desregulamentação, em parte muito necessária, de um setor crucial da economia, se não um dos mais. Pouca gente notou.
2/O Congresso continua a tocar o “Ponte para o Futuro”, que assumiu o poder em 2016. Não é bem o programa econômico Guedes-Bolsonaro, que cai pelas tabelas (vide capitalização, CPMF, desoneração de empresas etc). Mesmo o desmonte final da lei trabalhista via Guedes não anda.
3/Maia, toca o parlamentarismo branco acertado em março, interesse de parte do governo Bolsonaro, que ele mesmo se desinteressa pelo governo econômico e social do país. O “parlamentarismo branco” é o centro de alguma ordem no país, acerto de elite econômica, política, dos Poderes
4/A maior parte da elite, acomodatícia ou colaboracionista, paga o preço Bolsonaro pelo programa reformista, com aval de Maia e assim vai continuar, embora parte mais civilizada dos ricos tenham percebido que Bolsonaro é uma ameaça também para a economia.
5/Assim, a direita/centro-direita Huck reaparece, coloca de novo o bico pra fora. É uma tentativa de reorganizar/reeditar o espírito e as forças políticas e socioeconômicas do tucanismo dos anos 1990.
6/O neotucanato tentativo colocou o bico de fora de novo depois da nova radicalização ultrajante de Bolsonaro (que começou com a vitória na Previdência, faz dois meses), de seus avanços contra instituições de controle e a explicitação de que está em campanha para 2022.
7/Parlamento e governo fazem outros acordos tácitos: cargos de segundo escalão aos montes e barganhas para aprovar Dudu da Pistola em Washington, por exemplo. Nem de longe é só isso.
8/Mais importante, o acordão do enfraquecimento das instituições de controle é de interesse de lideranças do Congresso (e de metade do Supremo) e de Bolsonaro, que ataca PF, Receita, PGR a fim de salvar Flavio 01 da polícia (mas não só).
9/ Não é uma conspiração, mas um casamento meio aleatório de conveniências. Na economia e na política politiqueira e policial, Congresso e Bolsonaro fazem um arranjo improvisado, que vai substituindo de modo precário o colapso da ordem partidária "de coalizão".
10/E daí? É para lembrar que, no terremoto constante e sob o tumulto do Brasil sob Bolsonaro, os blocos de pedra do poder se encaixam. Há sinais de ordem no “andar de cima”, por mais que Bolsonaro seja e queira o caos, mesmo que o “presidencialismo de coalizão” tenha ido à breca
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to vtorresfreire
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!