, 20 tweets, 5 min read Read on Twitter
1) Semana passada o ECB avançou no território de taxas negativas e reiniciou o Quantitative Easing (QE), o FED contempla novos cortes de juros e vários outros BCs pelo mundo as políticas expansionistas. Neste momento, os debates sobre limites e eficácia voltam a tomar espaço.
2)Como toda avaliação de política econômica, a dificuldade é avaliar o contrafactual. O q seria da economia mundial se os bancos centrais tivessem se restringido às políticas convencionais qdo a taxa nominal de juros se aproximou de zero.
3) A foto no meu perfil foi no seminário em Chicago em comemoração do aniversário de 90 anos de Milton Friedman em 2002. O discurso de encerramento foi feito por Ben Bernanke então diretor do FED. Bernanke fez um resumo das conclusões do monumental "A Monetary History of the US".
4) Basicamente, Friedman e Schwartz conclui q a principal causa da Grande depressão foi uma contração precipatada da base monetária q exacerbou os efeitos de choques negativos q a economia sofreu na época.
5)Em resumo, Bernanke conclui: " I would like to say to Milton and Anna: Regarding the Great Depression. You're right, we did it. We're very sorry. But thanks to you, we won't do it again."
federalreserve.gov/BOARDDOCS/SPEE….
6) Alguns anos depois, o próprio Bernanke, já como presidente do FED, embarcaria no maior programa não convencional de política monetária da história para salvar o país da crise de 2009. A ideia de QE surgiu antes no caso do Japão em 2001, embasado teoricamente por Paul Krugman.
7)A idéia era basicamente criar expectativa de inflação para derrubar a taxa real de juros para baixo de zero, uma vez q a taxa nominal ja tinha atingido a barreira de zero.
brookings.edu/wp-content/upl…
8) A idéia foi controsversa na época mas logo ganhou adeptos. O paper do Bernanke pdfs.semanticscholar.org/bac3/6594346d6…
expandiu o instrumental propondo inclusive "Non Standard Open Market Operations" a base do QE feito pelo FED anos depois.
9) No Japão os resultados foram limitados. Economia continua estagnada com juros próximos de zero. Embora não saibamos os contrafactual. No EUA a evidência parece mais favorável. O QE do FED parece ter sido muito efetivo para derrubar as taxas longas dos tsy e morgages.
10) Um paper q tenta quantificar este efeito: nber.org/papers/w17555.…. A transmissão para economia tb parece positiva com o desemprego no EUA próximo dos mínimos históricos e economia crescendo acima do potencial. Neste contexto, parece seguro afirmar q QE foi efetivo.
11) A dificuldade é como retirar estes estímulos. O FED conseguiu iniciar o processo de remoção de estímulo, mas logo teve q reverter qdo o aperto das condições financeiras (se induzido ou não pela remoção não é claro) aumentou o risco sobre o crescimento da economia americana.
12)Na Europa, o QE e as medidas monetárias não convencionais como taxas negativas parece estar chegando próximo dos limites sem atingir os efeitos desejados. O Próprio Draghi na coletiva sobre a decisão da semana passada reconheceu este ponto e pediu ajuda para política fiscal.
13) A políticas fiscal começa a ser a panaceia do momento qdo crescem as dúvidas sobre os limites da política monetária. No entanto, a política fiscal apresenta tb uma série de dificuldades q tb deve impor limites para sua utilização.
14)Na Europa, por ex, não existe existe uma autoridade fiscal independente q coordena a política fiscal de todos os entes da união. A política depende de iniciativas individuais, provavelmente de membros em posições mais sólidas como Alemanha e França.
15) Mais genericamente, existem evidências de q a política fiscal tem de fato impacto positivo na demanda no curto prazo, mas os efeitos de uma deterioração fiscal no longo prazo, por outro lado, são deletérios ao crescimento econômico. conference.nber.org/conferences/20…
16) A melhor recomendação, parece ser usar o recurso da política fiscal com muita tentando balancear o estímulo de curto prazo com um arcabouço institucional q imponha limites para o o crescimento da dívida pública no longo prazo. Este parece ser um balanço difícil na prática.
17) O balanço desta longa thread é q não existe uma conclusão fácil sobre os custos e benefícios das medias monetárias não convencionais. O problema básico de toda avaliação de política persiste. O q seria o contrafactual? risco de uma repetição da Grande Depressão de 30?
18) De maneira simplista demonizar os Bancos Centrais pela tentativa me parece superfical.A resposta tem mais nuances. Daqui pra frente dividir a responsabilidade com a política fiscal em casos muito específicos como Europa parece razoável, mesmo assim as incertezas são elevadas
19) Resta tb discutir os impacto nos mercados. Certamente temos o risco de no processo de salvar as economia os BCs gerem bolhas e outras distorções. Mas vale lembrar q o preço dos ativos é peça central na transmissão destas políticas não convencionais.
20) E a dúvida final sem resposta é como saímos destes experimentos. Provavelmente será um processo de múltiplos anos cheio de idas e vindas como assistimos no caso americano do FED. Não será fácil, mas acho q o preço da inércia de não fazer nada é socialmente mt mais custoso.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marcos Mollica
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!