, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
É comum dividir a economia em macroeconomia e microeconomia. Elas estudam as relações econômicas por ângulos muito diferentes. Tenho notado como na computação isso também é possível, também temos, como vou chamar, a "macrocomputação" e a "microcomputação".
Na "microcomputação" temos algoritmos, gestão da memória, otimizações do uso de processamento e memória, design de código, testes automatizados, OO, PF, linguagens, runtimes, front-end e backend, debug, e muitas outras coisas.
Na "macrocomputação" temos arquitetura de soluções e todas as suas decisões, DDD, microsserviços, DevOps, networking, integrações, failover, disponibilidade, clusters, decisões sobre bancos de dados, testes end to end e de carga, e muitas outras coisas.
São áreas muito diferentes e ambas muito profundas. É difícil se especializar em ambas. Muita gente que trabalha com a "macrocomputação" não escreve mais código, o que os deixa alienados e leva a decisões ruins na micro ou macro. É comum também que superestimem seu conhecimento.
O problema é que nenhum software razoavelmente complexo pode prescindir de pessoas com bom conhecimento nas duas, e a área de TI não tem feito um bom trabalho de valorizar ambos os conhecimentos.
Ainda hoje na TI precisamos que alguém vire gestor ou consultor para alcançar salários mais altos. Dificilmente quem programa ganha tanto gerentes ou diretores, o que é absurdo se consideramos quanto essas pessoas contribuem de fato pro resultado final (quando não atrapalham).
Consideremos ainda a falta de pessoas técnicas no Brasil atual, estimada em centenas de milhares de pessoas, e veremos que promovermos inutilmente bons técnicos é só uma boa forma de aprofundar o problema. L
A solução é, claramente, menos gestores, e dividir o 💵 que sobra entre o time técnico. Pra ajudar, essas pessoas ainda vão trabalhar melhor, por haverem menos gestores atrapalhando. Lógico que isso demanda uma evolução cultural que a maioria das empresas não sobreviveria.
Ao mesmo tempo, permitir esses diversos investimentos individuais nas diversas áreas da TI. Macro e microcomputação são só separações didáticas, ainda podemos falar de backend, front-end, mobile etc. Devs devem ser encorajados a se aprofundarem sem precisarem se tornar gestores.
Você que me lê provavelmente é dev. Veja se macro ou micro te interessam e estude o que gosta, porque haverá mercado. E se onde você trabalha não valorizar, tente mudar a empresa, pelo menos por um tempo. Se não der certo, mude DE empresa.
E encorage quem está ao seu redor.
Nem preciso falar que a outra parte da solução do problema de falta de devs que temos hoje passa por diversidade e formação, né? É absurdo termos tantas vagas e tão poucas mulheres e pessoas periféricas na TI. Mudar isso pode mudar até nossa sociedade como um todo. Então bora!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Giovanni Bassi
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!