Profile picture
, 65 tweets, 13 min read Read on Twitter
A carta de Jânio - Sr. @jairbolsonaro Quais delas?
O ex-presidente Jânio da Silva Quadros tentou renunciar pelo menos onze vezes nos mesmos moldes e uma tentativa de deposição em toda a sua vida pública.
Nos sete meses de governo, Jânio Quadros despachou cerca de quinhentos bilhetinhos, papeletas ou memorandos altamente enérgicos e exigentes.
Na intimidade, Jânio suportava conversar sobre a renúncia, assunto explosivo se provocado em público ou em ambiente com muitas pessoas. Um dia, aos próprios amigos, que insistiam em fazê-lo confessar algo mais do que a explicação que dava, respondeu com surpreendente calma:
: - "A verdade sobre a renúncia vocês já sabem. Se quiserem ingressar na ficção, conversem com o Vladimir Toledo Piza, que tem mais de dezoito versões. Escolham uma delas".
Jânio Quadros: - "Por alguns segundos pensei em fechar o Congresso. E ter-me-iam bastado um cabo e dois soldados",
Jânio Quadros: - "Eu só tomei conhecimento disso (que a Câmara ia transformar-se em Tribunal Regional de Inquérito) quando cheguei ao Palácio, cerca das sete horas da manhã. Então tinha duas hipóteses:
1) fechava o Congresso, o que seria fácil, mas teria consequências imprevisíveis.
2) renunciava ao poder, já que tinha tido a minha autoridade alcançada.
Cair à frente do Congresso Nacional de joelhos eu nunca faria, porque significava abrir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal à voracidade da politicalha que (ele, Jânio da Silva Quadros) vencerá nas eleições."
Nelson – Isso foi na manhã do dia 24?
JÂNIO – “Foi na madrugada do dia 25 de agosto. Então, havia o propósito nítido de me pôr de joelhos. Nítido!
Não havia dúvida nenhuma, até porque se murmurava nos corredores da Casa que outros ministros se seguiriam e que minha própria esposa, presidente da Legião Brasileira de Assistência, seria também convocada (pausa para todos perceberem a gravidade da situação).
Reuni Oscar e os ministros militares para lhes dizer: ‘Que me sugerem?’ Eram oito e meia da manhã e eu ainda ia à cerimônia do Dia do Soldado. Fui, condecorei bandeiras, ouvi o hino, já estando de decisão tomada e declarada a todos eles.”
Nelson – Quais foram as sugestões que eles deram?
JÂNIO: – “Houve várias sugestões e não desejo individualizar. A dominante era fechar o Congresso.”
Nelson – O senhor tinha poderes para isso.
JÂNIO – “Força eu tinha, poderes não.”
Nelson – Naquela época não podia declarar estado de sítio?
JÂNIO – “O estado de sítio é votado pelo Congresso. O presidente declara mas o Congresso é que vota.”
Nelson – O senhor gostou da sugestão de fechar o Congresso?
JÂNIO – “É claro que senti tentação, pois aquele Congresso não merecia o mínimo respeito.
Havia nele figuras eminentes, mas quem o dominava eram os políticos profissionais, figuras pouco escrupulosas e muito discutíveis que eu conhecia de longa data.
Alguns com cadeiras cativas obtidas à base de focos de ignorância mantidos pelo coronelato, explorando demagogicamente os trabalhadores, iludindo-os permanentemente.
Ao verem surgir assuntos vitais para os trabalhadores – a liberdade sindical, o imposto sindical, a reforma agrária, o voto do analfabeto – recuavam de pronto e espalhavam confusões para que os projetos dormissem nas gavetas.
Interferiam até na ordem econômica e financeira crivando o orçamento da União com emendas, todas elas de despesas sem indicar nenhuma fonte para a obtenção de recursos. Como cumprir a lei era inteiramente impossível, a possibilidade de fechar o Congresso me passou pela cabeça.
Mas havia algumas particularidades que me fizeram pôr a ideia de lado sumariamente, não chegando nem a exumá-la. Isto é, não aprovei essa sugestão.”
Jânio Quadros: “Encontrei a Petrobrás de joelhos, ou de rastros, sobre a barriga, pedindo um bilhão de cruzeiros ao Banco do Brasil. Quebrada, falida.
O desprezo de Jânio Quadros pelo Congresso — “um clube de ociosos” — era tão grande que che­gou a indagar a seu perplexo Chanceler – Afonso Arinos: “Ministro,V. Exa. pegaria em armas para defender este Congresso que aí está?
Quais delas? A carta de Jânio?
Quais delas?
As rendas fáceis dos empresários, cresceram porque as obras de Brasília eram dispensadas de licitações.
Deixa também um rastreamento dos resultados das Comissões de Sindicância instauradas pelo governo Jânio Quadros — as recomendações, e as últimas pistas de cada relatório. Ainda aguardam que, um dia, os pesquisadores vão atrás.
Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio.
A história é bem diferente sobre a Carta de Jânio.
JÂNIO: - "Minhas memórias não virão tão cedo pelo menos enquanto alguns cavalheiros estiverem vivos."
Precisamos levar o governo Jânio Quadros a sério, apesar de tudo. O que está nos livros de história é que ele proibiu brigas de galo, lança perfume, corridas de cavalo durante a semana.
Mas o que ninguém lembra é que Jânio Quadros implementou uma dura lei contra o contrabando, o 1º Decreto Ecológico no mundo (pioneiro), além de ter criado uma nova política externa para o Brasil, que dura até hoje.
O Brasil tinha conhecido o início da sua modernização no governo anterior. Porém, a criação de Brasília (dívida que estamos pagando até os dias atuais).
Jânio Quadros – investigava a Companhia Siderúrgica Nacional – em 25/04/1961
Carta de Jânio. Quais delas?
Os parlamentares, que apareciam em quase todos os processos de desvios de verba, principalmente no que se refere à polêmica máfia das construtoras durante as obras de criação de Brasília, foram desmoralizados publicamente, o Legislativo entrou em crise.
O déficit orçamentário na posse de JK era de 29 bilhões de cruzeiros; na transmissão do cargo havia subido para 193 bilhões de cruzeiros (965 milhões de dólares).
Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio.
Jânio Quadros, a quem o agente da CIA se referiu como tendo desempenhado “atividades anti-EUA”.
Carta de Jânio. Quais delas?
Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio. Carta de Jânio.

Quais delas?
Boa noite.

Sem comentários.
Obs. Tenho todos os Memorandos e bilhetes de Jânio Quadros na presidência da República, estado e município.
@threadreaderapp"unroll, please!"
Ernesto “Che” Guevara foi convidado verbalmente a visitar o Brasil, o presidente Jânio Quadros, pelo chefe da delegação e ministro da Economia Clemente Mariani (consogro de Carlos Lacerda).
Uma onda de descontentamento varreu o país e Jânio Quadros começou a descarregar sua fúria sobre o ministro da Fazenda, Clemente Mariani que, como sabemos, tinha relações de parentesco com o jornalista e dono de jornal Carlos Lacerda.
Aliás, era o próprio genro do ministro, o jovem Sérgio Lacerda que estava dirigindo a Tribuna de Imprensa e lhe regulava o tom dos ataques. Essa mudança na direção do jornal se deu porque Carlos Lacerda, eleito governador no novo Estado da Guanabara, teve de se afastar do cargo.
Começava-se a formar a teia na qual Jânio ia se embaraçando, cada vez mais.
Sobre rumores de crise ministerial, face a demissão do ministro Clemente Mariani, da Fazenda, Jânio Quadros dirigiu um bilhete ao seu secretário particular José Aparecido de Oliveira:
JÂNIO QUADROS:- "Irritei os moageiros poderosos em geral, irritei o mundo do petróleo e do óleo combustível..."
Nelson - Frente Ampla? Lacerda?
JÂNIO QUADROS:- "Não sei o que o trazia a minha casa. À minha casa. Sem que eu o tivesse provocado ou o tivesse visitado no Rio de Janeiro. Só o vi no Rio numa conferência de governadores, presidida por mim. Não sei.
Certa vez o Carlos apareceu no Palácio do Alvorada para conversar comigo. Era urgentíssimo, mandei até um avião buscá-lo. Pedira audiência à Eloá, minha esposa. Era urgentíssimo, sentou-se à minha frente e não disse nada. Mas nada mesmo.
Tinha apenas o problema financeiro do filho, ao que respondi: "Mas você vem conversar comigo? Clemente Mariani, o Ministro da Fazenda, não é sogro do seu filho?"
Nelson - E o sentimento golpista lacerdista no tempo do Juscelino?
JÂNIO QUADROS:- Se existiu, ao meu tempo deve ter desaparecido de forma completa. Me recordo de ter dito ao Ministro da Guerra que era e sou Reservista de Terceira Categoria, logo não entendia nada de Exército.
Confiava nele e nos seus critérios para dirigir nosso Exército, apenas me reservando o direito de escolher nossos oficiais generais. Se não me equivoco coube-me promover a general de brigada o então coronel Emílio Garrastazu Médici, que foi promovido só por merecimento.
Levei todos os assentamentos para o Palácio e me pus a examiná-los. O então coronel Médici tinha as melhores notas possíveis ao longo de sua vida.
Nelson - Como o senhor explica que, numa reviravolta, tenha se transformado no seu principal adversário?
JÂNIO QUADROS:- Não posso responder. Não sou psicólogo nem psiquiatra.
Nelson - Existiam forças econômicas por trás de Lacerda?
JÂNIO QUADROS:- Não sei. Vivi em Brasília inteiramente alheado de quaisquer maquinações. Começava a trabalhar às 5:30 ou às 6:00.
Quando saía do Palácio da Alvorada cruzava com os trabalhadores braçais, sobretudo de construção civil, e ainda era noite. E quando saía do Palácio dos Despachos era noite já fechada. Trabalhava de limpar a mesa, com despachos do próprio punho.
Nenhum deles foi corrigido até hoje. Me recordo de ter despachado inúmeros processos dos governos do Presidente Vargas (um grande presidente) e do Presidente Juscelino."
Nelson - O fenômeno Lacerda.
JÂNIO QUADROS:- "Eu gostaria de encerrar o capítulo Carlos Lacerda até em deferência ao morto. Acho que os mortos são matéria de estudo para os historiadores.
A matéria sem desrespeito, pertence às luzes mortiças das sessões, espíritas, nas quais o Sr. Carlos Lacerda seria gostosamente chamado às falas pelo leal e inolvidável Pedroso Horta". Oscar está morto também e devem, entender-se por lá."
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!