, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
Escrevi sobre a ofensiva evangélica (e a contra-ofensiva católica) para dominar os Conselhos Tutelares, órgãos estratégicos para o avanço da agenda moral e religiosa dentro do Estado bbc.com/portuguese/bra…
Todos os municípios terão eleição para Conselho Tutelar no domingo. Como o voto é facultativo, grupos capazes de mobilizar eleitores saem na frente. Dezenas de igrejas evangélicas estão engajadas. A Universal convocou fiéis a votar em candidatos que "tenham compromisso com Deus"
Um dos maiores objetivos das igrejas é controlar o que escolas ensinam sobre gênero e sexualidade. Uma busca que fiz no Facebook revelou dezenas de candidatos, de todas as regiões do país, que se apresentam como pastores. Alguns citam passagens bíblicas no material de campanha
A Igreja Católica, que participa dos conselhos desde a aprovação do ECA (1990), contra-atacou. O jornal da Arquidiocese de SP conclamou católicos a participar da eleição para evitar que os evangélicos dominem os órgãos e os usem como "trampolim político"
A OAB teme que a ofensiva tranforme os conselhos em "instâncias religiosas". Em 2017, um pesquisador escreveu sobre famílias que procuravam conselheiros tutelares para "para 'curar' filhos da homossexualidade, do comportamento afeminado ou masculinizado" researchgate.net/publication/32…
Em 2017 um conselheiro de Juiz de Fora pediu uma investigação após um colégio convidar uma drag queen para uma apresentação. Ele acabou expulso por difundir conteúdo "racista, homofóbico, preconceituoso, machista e político-ideológico" nas redes sociais google.com/search?q=conse…
Em suma, quase todos os municípios terão no domingo eleição para conselho tutelar. É um dos principais órgãos de democracia participativa no país, com papel central na defesa de direitos de crianças e adolescentes. Todo eleitor pode votar. Informe-se sobre a eleição em sua cidade
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to João Fellet
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!