My Authors
Read all threads
1/10. Eu não sou contra o método científico, o método científico permitiu avanços sem precedentes, especialmente, para as ciências naturais. Sem método científico não teríamos descoberto tanto sobre física, biologia, química. A questão é que ciências sociais não diferentes.
2/10. Em ciencias naturais pode-se criar ambientes controlados, os experimentos são infinitamente replicáveis, as variáveis podem ser mudadas e com isso se pode observar e medir o efeito dessas mudanças nos resultados, etc.
3/10. Em ciências sociais, não existe o contrafactual. Diferentes pesquisadores podem analisar a mesma base de dados, mas não é possível fazer experimentos controlados da mesma forma como se faz em ciencias naturais.
4/10. Por exemplo, quando voce analisa o resultado de daytraders. O pesquisador tem um base de dados limitada, geralmente, uma janela de tempo essa janela em si está pre-condicionada por fatores que estao dados pelo ambiente que são dados.
5/10. O pesquisador não consegue, por exemplo, variar a taxa de juros dentro daquela janela e ver o que acontece, nao pode trocar o governo e ver o que acontece, nao pode trocar os custos de transação e ver o que acontece.
6/10. Pode ser que trocando essas variáveis outras pessoas quem não estão na amostra ficassem inclinadas a operar e essas ganhassem dinheiro. Pode ser que a maior parte dos daytrader sejam viciados em jogos de azar e não usem nenhuma técnica para operar.
7/10. Pode ser que excluindo os gamblers, daytrading seja lucrativo. Tem uma série de fatores que não são controlados da mesma forma que poderiam ser controlados em um experimento de química ou física.
8/10. A verdade inconveniente é que apesar de algumas relações poderem ser derivadas dos dados de finanças e economia, as evidências em favor de uma hipótese podem ser bastante convincentes, mas uma teoria não pode ser provada como em ciencias naturais.
9/10. Em ciências sociais, no máximo, uma hipótese pode não ser falseada, mas ela não pode ser provada. Com 6 sigma ainda existe dúvida em física, se um modelo econométrico der um resultado com 3 sigma já é uma vitória impressionante. Isso é mto inconveniente, mas é o que é.
10/10. Tem uma série de modificações e avanços para corrigir esses problemas, mas na maior parte dos casos não existem dados disponíveis para aplicar todas as correções que deveriam ser feitas. Por tudo isso, as evidências em economia e finanças são difíceis de generalizar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with RV

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!