1. Tão importante quanto falar área de pesquisa de Banerjee, Esther Duflo e Kremps sobre o combate à pobreza, é falar qual técnica eles usam para criar contrafactuais.

O Nobel veio em boa hora, pois alguns acreditam que ciências sociais não conseguem criar experimentos. Segue...
2. A primeira é o estado da arte, porém talvez a mais custosa e difícil de fazer, chamada Randomized Control Trial (RCT).

É o que a medicina geralmente faz. Você escolhe dois grupos ALEATÓRIOS e fornece o tratamento pra um e o outro oferece um placebo.
3. O tratamento na medicina é algum tipo de droga.

Em economia pode ser alguma política pública. Por exemplo, dar uniforme escolar para um grupo e ver quanto reduz o número de faltas.

A diferença entre o grupo de controle e o de tratamento seria o impacto do programa.
4. Como os grupos são muito semelhantes, a única coisa é que um recebeu o tratamento e o outro não (você precisa convencer sua audiência disso), pode se afirmar (com alguma segurança) que a única diferença é efeito do tratamento.
5. A segunda técnica é o que chamamos de Difference in Differences.

Ela se assemelha ao RCT, mas com a diferença é que você não criou este experimento. E sim pegou alguns dados já existentes.

Você compara um grupo antes e depois de algum tratamento.
6. Ele é menos custoso, porém é mais difícil você conseguir convencer sua audiência de que o que diferencia estes dois grupos é apenas o tratamento. Se você fizer isso, então tem um bom contrafactual e pode dizer que a diferença entre eles é devido ao tratamento.
7. O terceiro é chamado Regression Discontinuity Design (RDD).

Imagine que você queira ver o impacto de um algum curso superior no salário da pessoa. Você pode então pegar o último classificado do vestibular da USP e comparar com a primeira pessoa da lista de espera...
8. Pode se supor (razoavelmente) que essas duas pessoas são bem parecidos e a única diferença é que um foi para a USP e o outro não.

(Mas veja que quanto mais longe do estado da arte do RCT, fica cada vez mais difícil garantir que o contrafacutal é perfeito...)
9. Percebe-se que há alguns métodos mais elegantes do que outros. Enga-se, portanto, quem diz que é impossível criar contrafactuais.

Melhor do que dizer se dá pra criar contrafactuais ou não é ver como essas técnicas evoluíram muito nas últimas décadas!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Siqueira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!