, 8 tweets, 2 min read
"Cristiano Ronaldo ganha mais dinheiro com Instagram do que com a Juventus."

Está circulando nas redes sociais – e, infelizmente, na imprensa – a espetacular chamada acima. Notinha baseada numa pseudo-pesquisa que ilustra bem como funciona a máquina de desinformação. Segue o 🧶.
Toda vez que sai tal pesquisa, seja qual for o assunto, te recomendo: vá além do que está escrito na notinha da imprensa, busque a fonte primária da informação e consulte a metodologia por trás dos dados. Vai por mim, este procedimento vai te poupar de muita informação falsa.
Neste caso, a pesquisa que mostra as quantias arrecadadas por celebridades do mundo inteiro, inclusive jogadores de futebol, saiu no site estrangeiro Business Insider e na versão brasileira da revista GQ. Mas a origem da informação está numa empresa britânica chamada Hopper HQ.
A Hopper HQ fez a pesquisa do seguinte modo: fez uma lista de 20 a 50 contas de Instagram em cada categoria (celebridades, esportes, gastronomia etc) e procurou as contas perguntando quanto custaria para fazer um post pago. Tudo isso está explicado no site da própria Hopper HQ.
Com o preço de posts pagos dessa base de 20 a 50 contas, o que fez a Hopper HQ? Estimou quanto todas as outras contas de Instagram no mundo cobram para fazer publicidade. Em português claro, é um chute. Ninguém sabe realmente quanto cobra o Cristiano Ronaldo. Ou qualquer outro.
Uma vez que você tem uma lista com os valores arrecadados por celebridades do mundo inteiro, endossada por uma empresa qualquer, a máquina da desinformação conseguiu matéria-prima para circular o ranking atrás de cliques. Tanto faz se é verdade. O que importa é a comoção popular.
O pior é que mentira vira verdade. A história de que o Cristiano Ronaldo ganha mais dinheiro com Instagram do que com seu salário na Juventus é deliciosa demais para falar das transformações da indústria esportiva, da tecnologia e do mundo. Pena que provavelmente é tudo mentira.
No mundo ideal, o jornalismo filtraria esta bobagem para você. Mas a precarização da imprensa e a busca incessante por notinhas faz veículos como Business Insider e GQ Brasil entrarem no joguinho do "é mentira, mas clica aí". Então a má notícia é: você está por sua conta e risco.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Capelo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!