, 10 tweets, 8 min read Read on Twitter
Raramente falo sobre assuntos além do futebol por aqui, sei que hoje é sexta-feira e que rolou demissão em massa de técnicos, mas eu queria um pouco da sua atenção para a história horripilante que envolve meu professor e amigo @carlosdias_jor. Segue o fio e retuíta aí, por favor.
@carlosdias_jor O caso ocorreu em 1994. O @carlosdias_jor era editor do Jornal da Tarde, parte do grupo que edita O Estado de S. Paulo. Numa noite que tinha tudo para ser ordinária, apareceram policiais no prédio dele em SP: ele estava sendo acusado de tentativa de homicídio de uma prostituta.
@carlosdias_jor O @carlosdias_jor foi preso naquela mesma noite e passou outras tantas na prisão. Injustamente. Ele estava no apartamento com a mulher, grávida, e antes disso tinha apenas ido a um bar com uma colega de redação. Ele tinha álibi e, mais do que isso, o bilhete do estacionamento.
@carlosdias_jor Jornalista de um veículo da grande imprensa, a prisão atraiu mais imprensa. O @carlosdias_jor deu entrevista coletiva, mostrou o bilhete do estacionamento e apresentou a sua defesa. Em vez de apurar a história com mais rigor, alguns infelizmente optaram pelo jornalismo fácil.
@carlosdias_jor Esta foi a nota que a Folha de S. Paulo publicou sobre a prisão. Repare como é possível contar uma mentira apenas com verdades. Ele realmente foi preso – embora o termo "flagrante" seja absurdo. E a versão dele está lá. Mas, do modo como foi publicado, ficou fácil condená-lo.
@carlosdias_jor O @carlosdias_jor perdeu o emprego no Jornal da Tarde. Viu portas se fecharem no restante da imprensa. Foi obrigado a gastar fortunas com advogados – e foi inocentado em todas as instâncias. Mas não adiantava mais. O estrago feito pelo mau jornalismo na vida dele foi irreparável.
@carlosdias_jor Ele não contou esta história por 25 anos. Por medo do que poderia acontecer, afinal estava evidente que alguém – não se sabe quem – havia armado tudo aquilo. Até o dia de hoje. Até que enfim, alguém deu voz ao Carlos Dias. E esta foi a @pontejornalismo.

ponte.org/pontecast-jorn…
@carlosdias_jor @pontejornalismo @tetecruz Nos últimos anos, encorajei o @carlosdias_jor a escrever um livro sem saber desta história – apenas por crer que ele tem muito a ensinar sobre jornalismo. Quando soube, entendi que precisava contribuir com mais do que isso. É minha missão ajudá-lo a se recuperar desta injustiça.
@carlosdias_jor @pontejornalismo @tetecruz Pois o @carlosdias_jor escreveu o livro. Nele, em cerca de 400 páginas, conta toda esta história da prisão nos mínimos detalhes, mas a obra não se restringe a isso. Também fala de jornalismo, ética, responsabilidade, enfim, tantos assuntos caros a todos nós – jornalistas ou não.
@carlosdias_jor @pontejornalismo @tetecruz Montamos a campanha de financiamento coletivo para o livro na @benfeitoria. Ainda temos 35 dias para arrecadar o suficiente para imprimir 1.000 exemplares. Você ganha o livro, o @carlosdias_jor ganha voz para contar a história dele. Posso contar contigo?

benfeitoria.com/nascocheirasda…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rodrigo Capelo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!