My Authors
Read all threads
Uma das coisas mais estapafúrdias no interrogatório dos deputados de oposição na CPMI das Fake News, que vi tanto nas perguntas de David Miranda quanto nas de Frota, é a pressuposição de que existem "Fake News", pressuposição que deve ser atacada, porque é o cerne do discurso.
Eles já perguntam assim: "você contribuiu para divulgar essas fake news?" "Você recebeu dinheiro para essas fake news?" E mesmo que você responda "NÃO" à acusação, você está admitindo o pressuposto de que existe fake news ali: "Não" -- não o quê? "Não divulguei ESSAS FAKE NEWS".
Percebem a estratégia? Na verdade, o que ocorre é uma pergunta superficial com uma afirmação oculta. Assim, mesmo que a pergunta seja respondida negativamente, a afirmação oculta de que existe fake news naquele caso é confirmada. É armadilha.
Não creio que façam isso por esperteza, mas porque a mente deles já se acostumou a pensar sob essa forma rudimentar. Não há lógica, nem busca da verdade, apenas tentativa de lançar armadilhas.

Ou houve algum treinamento prévio para isso.
Todos os deputados fazem isso ao questionarem sobre fake news: uma pergunta superficial com a afirmação oculta. Depois eles vão usar a afirmação oculta e pressuposta para fazer o relatório: "fulano afirmou que não fez essas fake news, logo, isso aqui é fake news mesmo". 🔽
Portanto, o próprio pressuposto precisa ser atacado. É preciso perguntar: "qual fake news?" Normalmente, apontarão uma emissão de opinião, uma crítica ácida ou mesmo uma divergência intelectual. Isso não é fake news, é liberdade de expressão. Assim, o pressuposto é destruído.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Taiguara Fernandes de Sousa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!