My Authors
Read all threads
Há exatos 100 anos, Frank Dyson anunciava ao mundo que o resultado das observações do eclipse solar de Sobral (Ceará) e Ilha do Príncipe confirmavam as previsões teóricas da Relatividade Geral de A. Einstein.

Sabem como foi a participação dos brasileiros nisso?

#AstroThreadBR
Publicada em 1916, a Teoria da Relatividade Geral previa, entre diversos outros fenômenos, que a distorção do espaço-tempo por corpos massivos desviaria a trajetória de fótons atravessando essas regiões. Mas como se testa isso?
Os eclipses solares totais fornecem as condições perfeitas para testar essa previsão. Com o bloqueio temporário do disco solar pela Lua, é possível enxergar as estrelas posicionadas bem próximas a ele no céu.
A ideia era comparar a posição das estrelas em uma certa região do céu com e sem a interferência do Sol. Se o mínimo desvio entre suas posições (comparado aos mais finos fios de cabelo) fosse detectado, a teoria de Einstein teria um indício de estar correta.
Diversas expedições ao redor do mundo nos primeiros anos da década de 1910 falharam em observar eclipses solares totais por conta de condições climáticas e dos agravantes da Primeira Guerra Mundial. Porém, em 1919 haveria aquele entraria para História.
Em 29 de maio de 1919, um eclipse solar total seria perfeitamente visível da Ilha do Príncipe, na África, e em Sobral, no nordeste brasileiro. Foi assim que, através de intensas colaborações entre cientistas brasileiros e britânicos, uma expedição de observação foi organizada.
Com auxílio de Henrique Morize, então diretor do @ON_MCTIC , e diversos outros astrônomos brasileiros, Sobral recebeu todo o suporte logístico e supervisão necessários a observação do fenômeno. As fotos mostram parte da equipe da expedição e os preparativos durante o grande dia.
Embora naquela manhã o céu de Sobral tivesse ficado nublado pela maior parte do tempo (para desespero de todos), durante o eclipse, uma brecha entre as nuvens possibilitou a observação do fenômeno durante 5m13s, sendo possível tirar as fotos que mais tarde comprovariam a teoria.
Em sua primeira e breve passagem pelo Brasil, em 1925, Einstein declarou:

"A questão que minha mente formulou foi respondida pelo luminoso céu do Brasil."
Quer saber mais? Visite a belíssima exposição comemorativa do @MuseuAstronomia!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Nícolas Oliveira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!