My Authors
Read all threads
Uma thread sobre a mulher sem abrigo que pariu junto ao lixo e abandonou o filho no ecoponto para morrer só pode começar com o óbvio: trata-se de um gesto horrível e deve ser julgada por condenar um recém nascido a uma morte praticamente certa.
Valeu ao bebé outro ser humano numa situação também miserável. Não fosse aquele homem sem abrigo ter vasculhado o lixo e o bebé estaria morto. Talvez nem tivéssemos conhecimento da sua história.
Mas o que leva alguém de 22 anos a ser sem abrigo? Há quanto tempo estaria nas ruas e o que a levou até lá? Adições? Problemas de saúde mental?
Como será que engravidou? Numa relação consensual ou noutro contexto? Onde está o pai? Qual será o índice de violência sexual entre as mulheres sem abrigo?
Como e quando terá percebido que estava grávida? Como será o ciclo menstrual de alguém que vive neste contexto de pobreza? Aliás, como será menstruar quando não se tem casa de banho ou dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões?
Que relação teria ela com os serviços de apoio social quando a solução mais simples teria sido dar o bebé para adoção?
E com os serviços de saúde, para ter parido junto ao lixo quando podia ter ido a uma maternidade?
Sabendo que os índices de doença mental são elevados entre a população sem abrigo, em que estado estaria ela quando abandonou um bebé para morrer?
Sabemos que a depressão e psicose na gravidez e pós parto são mais comuns quando há doença mental prévia e sabemos que são casos graves de depressão e psicose que fazem com que muitas vezes as mães matem os seus filhos. Estaria ela sã ou não?
Nada disto apaga a realidade: uma mulher pariu junto ao lixo e colocou o filho num ecoponto para morrer. Um gesto horrível que, sim, merece condenação. No local certo, não em tribunais populares.
Mas talvez ter uma resposta ou sequer pensar nestas questões nos ajude a compreender melhor o que se passou e a ter essa coisa importante que é a empatia, sobretudo para com quem estava e está na miséria.
Fim de thread. Isto foi escrito na tasca ao lado e só aqui republiquei porque o @TTduty pediu - e quem resiste a um pedido dele?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with érica, a princesa da curraleira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!