, 22 tweets, 7 min read
My Authors
Read all threads
Contei na revista @RevistaEpoca sobre a 1ª Convenção Nacional da Terra Plana, na qual estive presente ontem, aqui em São Paulo, e falo abaixo um pouco mais do que tenho experimentado sobre o tema. Tem muita coisa curiosa para a qual precisamos ficar atentos. Segue o fio:
O evento foi realizado no Teatro Liberdade, na região central de São Paulo, e reuniu gente de vários estados. O auditório com capacidade para quase 500 lugares ficou quase cheio. A maior parte dos palestrantes eram conhecidos do público por meio do Youtube.
Terraplanismo é a crença de que a Terra é uma pizza, onde a Antártida é a borda e o centro, o pólo norte. Para essa teoria fazer sentido, o movimento precisou trabalhar a ideia de que há uma conspiração global para esconder a "verdade" das pessoas. (Imagem: Superinteressante)
A tese da conspiração global é central para o terraplanismo. Governos, organizações internacionais, a mídia, a ONU, a Nasa, a maçonaria, o sistema todo teria trabalhado por décadas, séculos, milênios para difundir a ideia da "bola molhada giratória" e manipular as pessoas.
Uma das palestrantes do evento, Prisca Coco, disse que terraplanistas estão sendo perseguidos, presos, censurados e mortos pelo mundo por divulgar a "verdade". E mostrou no telão uma suposta reportagem de um terraplanista morto na Indonésia por tentar "questionar" o sistema.
Eles acreditam ter uma espécie de predestinação. "Você é um entre milhões que consegue visualizar o mundo como ele realmente é e você vê as pessoas sendo enganadas tão facilmente, mas elas não querem enxergar", disse o palestrante Siddhartha Chaibub, o "Professor Terra Plana".
Um pouco mais sobre a cosmologia da Terra plana: O sol e a lua seriam dois "luminares de mesmo tamanho" que percorrem a linha do Equador alternadamente, produzindo o dia e a noite, e as estrelas estariam fixas numa espécie de domo sobre a superfície terrestre.
Os terraplanistas não acreditam em espaço sideral, órbita solar, viagens à Lua, aquecimento global, evolucionismo, gravidade e outras leis da física. O que divulgam cientistas em geral seriam, segundo eles, fruto dessa conspiração global.
"Eu não vou dizer que todas as agências espaciais do mundo mentem. Eu vou é mostrar!", disse o palestrante Bruno Alves antes de mostrar no telão imagens de astronautas flutuando em estações espaciais que "estariam levitando por meio de cabos e técnicas usadas em Hollywood".
Muitos dos palestrantes se referiram a quem não acredita na Terra plana como "globistas" e um termo mais pejorativo, "globaloides". Eles usam referências da cultura pop como Matrix e O Show de Truman, filme de 1998 no qual o protagonista vive numa realidade simulada.
Houve muitas citações bíblicas para explicar a Terra plana, tratadas no mesmo nível de provas científicas. "Como os criacionistas que ainda acreditam na Terra esférica explicam o dilúvio? A bola encheu de água? Não tem como", disse um palestrante.
Outro disse: "Dizem que o Sol tem 1 milhão de vezes o tamanho da Terra, mas é apenas uma especulação sem fundamento. Quando você olha para o Sol, você vê que é um luminar pequeno, do mesmo tamanho da Lua". Zero rigor científico.
No evento de ontem, foi curioso descobrir que existiam muitos como eu, infiltrados para entender melhor o terraplanismo. Eram estudantes, sociólogos, cientistas políticos, jornalistas e até mesmo um astrofísico brasileiro que trabalha para a Nasa, Joe Roseman. Conversei com ele:
"Eu vim aqui pq sou astrofísico e tenho preocupação com o tipo de conhecimento que está sendo transmitido. Não pq achamos que eles estejam errados, mas p/ vc provar uma teoria vc deve apresentar modelos e cálculos, td com a epistemologia demandada por qualquer acadêmico", disse.+
"Eu sou pesquisador há 35 anos. Quando alguém questiona uma agência espacial para a qual eu presto serviço, ele está questionando a minha integridade. A Nasa é o que ela é porque os cientistas que trabalham lá dão o respeito que ela tem".
Uma opinião interessante e pertinente foi da Marília Bueno, mestranda em sociologia da UFRGS que tbm estava presente: "Acho que temos que levar a sério e acompanhar de perto o que está sendo discutido nesses meios. Pode parecer inofensivo, mas pode representar algo mais grave".
Enquanto eles se sentem ridicularizados pela mídia, família e amigos, como muitos palestrantes da FlatCon disseram no palco, o movimento vai crescendo. Tem um documentário muito legal na Netflix sobre o terraplanismo nos EUA: netflix.com/br/title/81015…
E já existem outras correntes do terraplanismo. Eu contei em agosto, na revista @RevistaEpoca, a existência de uma vila no interior do Mato Grosso do Sul onde todos os seus habitantes acreditam que a Terra seja "convexa" (é o termo que eles usam).
epoca.globo.com/brasil/zigurat…
A comunidade se chama Zigurats, foi erguida por uma empresa chamada Dákila Pesquisas na última década e quase toda a sua população (cerca de 100 pessoas, salvo engano) diz ter contato com seres extradimensionais, como o ET Bilu. (isso não é brincadeira, eu passei dois dias lá)
As casas em Zigurats são todas assim (parecem as casas de Dragon Ball), com abóbodas redondas. Eles rejeitam o consumismo, separam lixo orgânico para compostagem, lixo reciclável para a coleta seletiva, reutilizam a água, usam painéis solares e conversam com o ET Bilu.
Bem, voltando à FlatCon. Nós da imprensa precisamos ter o cuidado para não ridicularizá-los, tampouco dar palco para pseudociência. Já que temos de cobri-los (não podemos mais ignorar), temos o dever de dar espaço para cientistas explicarem as falhas da Terra plana.
Joe Roseman veio ao Brasil só p/ conversar com os terraplanistas da FlatCon. Considero seu esforço louvável. A academia precisa fazer como Joe: descer do salto e conversar com as pessoas. Caso contrário, continuaremos falando de Terra plana, mas desta vez em cadernos de política
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme Caetano

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!