, 26 tweets, 11 min read
My Authors
Read all threads
Thread | #ConsciênciaNegra | Parte 2

Esse é José do Patrocínio, filho de um padre c/ uma negra escravizada e farmacêutico de profissão, se tornou um dos mais importantes abolicionistas de seu tempo.

Foi o maior jornalista abolicionista brasileiro e idealizador da Guarda Negra.
Esse é o Doutor André Pinto Rebouças, foi um importante abolicionista, engenheiro e inventor brasileiro. Um dos primeiros a defender a existência de escolas públicas em todas as cidades brasileiras.

O túnel e a avenida em São Paulo são em homenagem a ele. #ConscienciaNegra
Esse é Milton Santos, formou-se em Direito, mas se tornou o maior Geógrafo brasileiro. Trabalhou com os conceitos de espaço e globalização. Chegou a ganhar o prêmio Vautrin Lud em 1994. #ConscienciaNegra

Leia a obra: amzn.to/3435C2v📚
Esse é João Cândido, foi marinheiro e líder do que ficou conhecido como a Revolta da Chibata, ao se rebelar contra os castigos de chibatadas aplicados pelo oficiais nos marujos, em sua grande maioria, negros. #ConscienciaNegra
Essa é Carolina Maria de Jesus. Foi uma escritora Brasileira que publicou, entre outros títulos, seu livro: "Quarto de despejo: diário de uma favelada", 1960, em que ficou conhecida internacionalmente. #ConscienciaNegra

Leia ‘Quarto de Despejo': amzn.to/2MXYZJT
#ConsicenciaNegra
Antonieta de Barros, a filha de ex-escrava que se tornou a primeira deputada negra do Brasil. Foi deputada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 1ª legislatura (1935 — 1937), filiada ao Partido Liberal Catarinense (PLC).
Aqualtune (c.1600-?).
Nascida no Reino do Congo, Aqualtune era uma princesa que ocupou um importante papel na sua terra natal. Comandou um exército de 10 mil homens contra o Reino de Portugal defendendo seu território.

Conheça: amzn.to/2D3LGRc
Tereza de Benguela.
Foi a rainha do Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso. Após a morte do companheiro, liderou a luta do quilombo contra os soldados portugueses.

Indico: amzn.to/32YxlQs
Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim, era filho de um contratador de diamantes e uma negra. Nasceu em Serro, Minas Gerais e, mais tarde, Valentim foi levado para o pai a Lisboa onde estudou.

Chamado de "Aleijadinho carioca" pelo seu talento foi também
o autor do traçado original do Passeio Público e do Chafariz das Marrecas, ambos no RJ.

No entanto, sua obra mais conhecida é chafariz localizado na atual Praça Quinze, onde centenas de escravos recolhiam água para abastecer as casas.

Indico: amzn.to/33
Francisco José do Nascimento.

Em 1881, os jangadeiros, liderados por Francisco do Nascimento, se recusam a transportar os escravos para o sul do país. Desta forma, o comércio ficou paralisado.

O ato do jangadeiro correu por todo país e foi saudado pelos abolicionistas como um
gesto heroico. A partir de então, sua alcunha seria "Dragão do Mar" e entraria para história do estado e do país.

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão em 1884.
Estêvão Silva.

Estêvão Roberto da Silva foi o primeiro pintor negro formado pela Academia Imperial de Belas Artes.
João da Cruz e Souza
Nascido em Santa Catarina, partiu para a capital, onde foi arquivista da Estrada de Ferro Central do Brasil. Colaborava com diversos jornais e estava atento a causa abolicionista que se desenrolava naquele momento.
Publicou três livros em vida, mas foi sua obra póstuma "Evocações" que lhe garantiu um lugar entre os grandes escritores brasileiros.
Nilo Peçanha (1867- 1924).

É considerado o primeiro presidente afro-descendente do Brasil, assumindo o cargo após a morte de Afonso Pena, em 1909. É importante lembrar que, naquela época, os vice-presidentes também eram votados pelos eleitores, de forma independente.
Pixinguinha, apelido de Alfredo da Rocha Vianna Filho, é considerado o maior flautista brasileiro, e ainda tocava cavaquinho, piano e saxofone. Começou a aprender música em casa e, aos 14 anos, já se apresentava em casas noturnas.
Na época do cinema mudo, os artistas negros não eram contratados para as orquestras que acompanhavam o filme, nem tocavam no hall do cinema.
Laudelina de Campos Melo (1904-1991).

Nascida em Poços de Caldas (MG), desde cedo auxiliava sua mãe com trabalhos domésticos fazendo doces para ajudar o sustento da casa. Mesmo assim, participava de associações culturais e se filiou ao PCB na década de 30.
Laudelina fundou a primeira Associação de Trabalhadores Domésticos do Brasil, posteriormente fechada pelo Estado Novo. #ConscienciaNegra #ConscienciaHumana
Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) - atleta olímpico

Natural de São Paulo, Adhemar foi pioneiro do atletismo brasileiro na categoria de salto triplo. Defendeu as cores do São Paulo e do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. #ConscienciaNegra
Nascido em Uberlândia, Sebastião Bernardes de Souza Prata seria o primeiro ator negro brasileiro de projeção nacional e internacional.

Obra Importantissíma: amzn.to/2Ow3cCL
Ruth de Souza
Natural do Rio de Janeiro, Ruth perdeu o pai aos nove anos e a mãe trabalhou como lavadeira para criar os três filhos. Cedo se interessa pelo teatro e ingressa no Teatro Experimental do Negro, de Abdias de Nascimento.
Também gostava muito de ir ao cinema e escutar ópera junto com sua mãe.

Através do crítico Paschoal Carlos Magno, consegue uma bolsa para estudar atuação nos Estados Unidos.

Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do RJ. #ConscienciaNegra
Esperança Garcia, pouco conhecida no Brasil, entrou para a história como a primeira mulher a escrever uma petição no Piauí.

Ainda escrava, escreveu para o governador do Piauí, Gonçalo Castro, denunciando os maus-tratos que sofria, 1770. #ConscienciaNegra
Henrique Dias foi um militar brasileiro, filho de escravos africanos libertos. Foi um dos heróis da Batalha dos Guararapes, episódio decisivo da Insurreição Pernambucana. #ConscienciaNegra
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fotos de Fatos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!