Esse é José do Patrocínio, filho de um padre c/ uma negra escravizada e farmacêutico de profissão, se tornou um dos mais importantes abolicionistas de seu tempo.
Foi o maior jornalista abolicionista brasileiro e idealizador da Guarda Negra.
O túnel e a avenida em São Paulo são em homenagem a ele. #ConscienciaNegra
Leia a obra: amzn.to/3435C2v📚
Leia ‘Quarto de Despejo': amzn.to/2MXYZJT
Antonieta de Barros, a filha de ex-escrava que se tornou a primeira deputada negra do Brasil. Foi deputada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 1ª legislatura (1935 — 1937), filiada ao Partido Liberal Catarinense (PLC).
Nascida no Reino do Congo, Aqualtune era uma princesa que ocupou um importante papel na sua terra natal. Comandou um exército de 10 mil homens contra o Reino de Portugal defendendo seu território.
Conheça: amzn.to/2D3LGRc
Foi a rainha do Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso. Após a morte do companheiro, liderou a luta do quilombo contra os soldados portugueses.
Indico: amzn.to/32YxlQs
No entanto, sua obra mais conhecida é chafariz localizado na atual Praça Quinze, onde centenas de escravos recolhiam água para abastecer as casas.
Indico: amzn.to/33
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão em 1884.
Natural de São Paulo, Adhemar foi pioneiro do atletismo brasileiro na categoria de salto triplo. Defendeu as cores do São Paulo e do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. #ConscienciaNegra
Obra Importantissíma: amzn.to/2Ow3cCL
Através do crítico Paschoal Carlos Magno, consegue uma bolsa para estudar atuação nos Estados Unidos.
Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do RJ. #ConscienciaNegra
Ainda escrava, escreveu para o governador do Piauí, Gonçalo Castro, denunciando os maus-tratos que sofria, 1770. #ConscienciaNegra