, 23 tweets, 9 min read
My Authors
Read all threads
DOSSIÊ RIVER - PARTE 3: como se defende

Chegou a hora de entender o River Plate sem a bola. Como se defende? Como se comporta? Como se organiza? Como tenta roubar a bola?

Vamos aos mínimos detalhes com a ajuda luxuosa do craque @boucas_pedro

Segue o fio!
Já falamos na PARTE 1 () sobre a formação do River e as principais características do modelo de jogo. Na PARTE 2 detalhamos o elenco e como cada peça se encaixa nesse esquema ()
A organização do time parte de um 4-1-3-2 que tem cara de M-W porque os laterais costumam jogar fora da linha dos zagueiros, mais alinhados ao primeiro volante, Enzo Perez.

Isso tudo tem motivos...
Um jogo de futebol é dividido em quatro fases ( ) e o River foca muito nas TRANSIÇÕES. O time está sempre disputando o jogo em alta rotação, virando a chave entre defesa e ataque. Por isso não respeita muito formações ortodoxas.
Em vez de se preocupar com a proteção da última zona do campo com uma linha de 4 bem montada, todo o foco do time está em roubar a bola no meio-campo e nem deixar o adversário se aproximar do seu gol. Assim, o time persegue e morde sem se preocupar em manter um formato.
Lembra da ideia de Zona de Guerra?
Além da transição, esse é o conceito central para entender a forma como o River se defende. Uma zona de guerra intensa e até meio caótica que mantém o jogo longe de Armani.
Assim, quase não dá pra dizer que o River joga com sobra entre os zagueiros. Os zagueiros SÃO a sobra de um time que se defende no meio-campo. O objetivo é que eles só peguem as bolas mascadas que eventualmente conseguirem passar a pressão.
É por isso que muitos times usam a bola longa para tentar atacar o River. O objetivo é literalmente SALTAR a pressão e chegar direto na última linha de defesa, que tem problemas. O River fica espaçado e nem sempre defende bem as costas nesse tipo de jogada.
Ninguém melhor que o @boucas_pedro para identificar como o time de Gallardo pode sofrer assim.

Além do que foi mostrado no vídeo, muitas vezes Enzo Pérez (1,77m), Montiel (1,75m) e Casco (1,69m) acabam disputando essa primeira bola pelo alto. Pode ser bem fácil ganhar uma casquinha nessa região e colocar os zagueiros no mano-a-mano.

Afinal, os zagueiros ficam quase sempre no mano-a-mano. Assim, o River também fica muito exposto a contra-ataques.

Contra BH e Gabigol, esse tipo de jogada é mortal. Não se pode dar esses espaços. Por isso a solução lógica seria usar um terceiro zagueiro - não para se fechar na casinha com uma linha de 5, mas para ter sobra quando a bola entrasse nas costas dos meias.
No entanto, futebol é um jogo de cobertor curto. Você ganha a sobra em um lugar, mas perde em outro. No caso, o River perde sua principal característica no meio, portanto o mais provável é que Gallardo use o lateral do lado oposto à bola fechando como terceiro zagueiro.
Afinal, os quatro jogadores do meio são a chave para o jogo de transições do River. Palacios é o equilíbrio do time. Não faria sentido abrir mão dele ou de De La Cruz.

O River perderia seus principais padrões de pressão na bola, cercando os adversário por todos os lados.
Quando o time adversário sai lá de trás tocando a bola, a pressão alta do River é menos frenética, mas bem organizada. Mais uma vez convoco o @boucas_pedro para exemplificar.

Acha que o Flamengo não entende esses mecanismos para fugir desse tipo de pressão? @caitomainier, o Rogerinho do Ingá, pode responder melhor que eu: achou errado!

Quando o adversário ultrapassa essa primeira pressão e constrói pacientemente, aparecem, sim, os momentos em que o River baixa um pouco suas linhas e se organiza no próprio campo. Aí o desenho do 4-1-3-2 fica mais claro.
Para gerar perigo nessas situações, o melhor caminho é entrar com a bola por trás dos meias e atrair Enzo Pérez para fora de posição, correndo para frente, deixando a defesa exposta. É totalmente possível, como o @boucas_pedro mais uma vez explica.

Mesmo com o River organizado, às vezes a pressão na bola é tão voraz que o time se desorganiza e algum adversário ultrapassa completamente livre.

A movimentação do terceiro homem () será fundamental. Mas essas janelas de oportunidade duram pouco. O River é bem treinado e muito bom na tomada de decisões. Quando erra, se corrige rápido. A questão é criar o maior número possível de janelas.
Por tudo isso, nem sempre o passe de primeira para circular a bola muito rápido será o melhor. Os jogadores do Flamengo precisam ter calma para atrair a pressão para si e só então tirar a bola dali, para algum espaço vazio.
Essa fragilidade é, claro, a armadilha do River Plate. Ali é a zona de guerra e o time confia muito na sua pressão para comandar o setor, roubar a bola e sair rápido no contra-ataque, como mostra mais uma vez o @boucas_pedro.

Ao atacar, o Flamengo precisa estar sempre preparado para a perda da bola, pois o River vem com tudo.

Mas já estamos nos adiantando… A forma como o River ataca (e contra-ataca) é o assunto da próxima parte. Por enquanto, ficamos por aqui.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Téo Benjamin

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!