, 15 tweets, 6 min read
My Authors
Read all threads
RELATÓRIO RIVER - PARTE 4: como ataca

Para terminar a análise do adversário de logo mais, precisamos perguntar: como o time de Gallardo se lança ao ataque?

A resposta simples: muito rápido, com tudo.

Mas dá pra destrinchar mais…

Vem comigo e com o @boucas_pedro mais uma vez!
De fato, quando o River vê um espaço, ataca sem dó nem piedade. Não é um time que para, pensa, estuda o lance e constrói meticulosamente. Pelo contrário, como tudo nesse time, o ataque também é focado na intensidade.
O mais impressionante é como o time “vira a chave” da defesa pro ataque rapidamente. Repare que quando a bola é recuperada, diversos jogadores reagem imediatamente e já buscam suas rotas de ataque, colocando a defesa em apuros.

O time é muito bom em atrair o adversário pra um lado, jogar pro outro, atrair pra lá e voltar pro lado original. É uma aula de progressão no campo sempre tirando a bola da pressão do adversário.

Como foi falado na Parte 3 (), o River confia muito nesse jogo de transição, em deixar a bola viva, sempre em disputa. É o time que mais perde a bola e o terceiro que mais força perdas de posse do adversário.
É o time contra quem os adversário completam proporcionalmente menos passes (82%). Só para colocar em perspectiva, a média de acerto do Flamengo na Libertadores é de 91,2%
Com isso, às vezes o River se vê apertado lá atrás, sem conseguir sair jogando, e em vez de tentar encontrar uma solução criativa, prefere chutar pra frente, colocando a bola na zona de guerra, para brigar por ela e iniciar um ataque.
Quando consegue espaço para sair jogando lá de trás, a principal tática é a “saída de 3”. @boucas_pedro, do @lateralesquerd0, explica.

A maior preocupação é Enzo Pérez, mas Pinola é bom e arrisca bastante. Sempre busca passes rápidos e para frente, rompendo as linhas do adversário. O principal antídoto deve ser marcar o passe por fora, fazendo o zagueiro forçar o jogo pelo meio.

A partir daí, o River se organiza com muita gente pelo lado da bola, mais ou menos como faz o Flamengo. Um dos meias (Nacho ou De La Cruz) abre bem perto da linha lateral e o do lado oposto fecha por dentro.

O grande cuidado que o Flamengo deve ter nesse momento é não dar espaço por dentro. Quando o River é forçado a jogar pelas laterais, não é tão perigoso. @boucas_pedro mostra os detalhes!

O maior perigo vem das infiltrações dos atacantes. A atenção da linha de defesa deve ser constante! Como nossa linha joga alta, o River deve tentar esse tipo de movimento toda hora para embaralhar a defesa. Mais uma vez convoco o @boucas_pedro

Toda essa intensidade do River, atacando rápido e com muitos jogadores, cobra um preço. Quando o Flamengo roubar a bola, precisa sair com os quatro da frente para machucar. Os espaços estarão lá, como mostra o @boucas_pedro

O ataque do River é bom, mas não é imparável. A qualidade individual é inegável e a coordenação coletiva é maior do que se costuma ver no Brasil. O quatro defensores e os dois volantes serão fundamentais, mas já mostraram sua qualidade.

O Flamengo pode parar o River!
Lembrando que hoje, às 13h, faremos um pré-jogo lá no Youtube: bit.ly/canaldoteofb

Cola lá!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Téo Benjamin

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!