, 21 tweets, 5 min read
My Authors
Read all threads
🇨🇱 EITA: clubes chilenos decidiram dar por encerrada a temporada 2019 após fracassar em continuá-la na sequência dos protestos. Universidad Católica, que era líder com ampla vantagem, foi proclamada campeã. Não haverá acesso nem rebaixamento (!!!)
anfp.cl/noticia/34674/…
Faltando seis rodadas, termina de forma muito lastimável uma temporada que vinha sendo interessantíssima no futebol chileno. A Universidad de Chile passou o ano inteiro flertando com o rebaixamento (estava fora da zona pelo SALDO DE GOLS) e agora se salva.
Na B, faltando três jogos, havia ainda DEZ TIMES brigando pelas duas vagas de acesso - e um deles, o Santiago Wanderers, estava muito bem encaminhado. Agora não tem mais acesso. Isso pode dar treta ainda.
A Copa Chile estava nas semifinais e, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, tinha os três gigantes (Colo Colo, Católica e La U) chegando juntos a essa fase. Teria definição linda. E valia vaga na Libertadores - não está claro se será repassada ao campeonato, mas parece ser o jeito.
Universidad Católica nadava de braçada para ser campeã chilena antecipada, mas ainda não era: levava 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado com 18 por disputar.
Estão falando que a Copa Chile seria concluída em janeiro "só" pelo título, mas sem dar vaga a nada.
Quando disseram que os universitários começaram com os protestos, nunca imaginaram que eram ESSES universitários.
Católica já havia sido campeã em 2018, e este é apenas o segundo bi consecutivo da história do clube, que já havia sido bi em 2016, quando o Chile tinha dois campeonatos por ano e ela venceu ambos. Título bem agridoce este. No geral, seu 14º título. La U tem 18 e Colo Colo 32.
A votação pelo encerramento da temporada reuniu representantes das três primeiras divisões do Chile e foi decidida por 42 votos favoráveis a 5 contrários. Já se havia decidido pelo encerramento antes, mas sem o quórum necessário para homologar (4/5 do total).
Ainda não há 100% de certeza pelas vagas internacionais, mas se seguirem as posições do campeonato e repassarem a vaga da Copa Chile a ele, ficaria assim:

Libertadores: U. Católica, Colo Colo (grupos), Palestino, La Calera (2ª pré)

Sula: Coquimbo, Huachipato, Audax, O'Higgins
Entre os grandes prejudicados: a UNIÓN ESPAÑOLA.

Era semifinalista da Copa Chile, que levava à Libertadores, e não poderá buscar essa vaga.

Era 9ª colocada no campeonato (primeira fora da zona da Sula), empatada em pontos com TODOS OS TIMES que irão à Sula, e tampouco a jogará.
Imprensa chilena fala que este é o primeiro campeonato da história do país que não chega ao fim em 86 anos de existência. Não pudemos CHECAR a informação no momento, mas é certo que o Nerudão é um dos raros do continente que sempre proclamou campeão (algo que se mantém em 2019).
Aqui um histórico da última vez que cada campeonato nacional da América do Sul ficou sem campeão oficial.
Campeões chilenos dos anos 2010:

10- Católica
11/A- La U
11/C- La U
12/A- La U
12/C- Huachipato
12/T- Unión Española
13/A- O'Higgins
14/C- Colo Colo
14/A- La U
15/C- Cobresal
15/A- Colo Colo
16/C- Católica
16/A- Católica
17/C- La U
17/T- Colo Colo
18- Católica
19- Católica
Para entender a lista de campeões: Chile teve 2 campeões por ano entre 2002 e 2017, com 2010 sendo o ano isolado (antes de 2018) com um único campeonato. A é Apertura, C é Clausura, e T são os campeonatos de transição (quando o Chile mudou pro calendário europeu ou de volta dele)
Aqui uma explicação sobre as razões de o Campeonato Chileno enfrentar muito mais dificuldades para voltar do que a Bolívia, que está em situação até mais complicada - no Chile, as barras dos clubes fazem parte dos protestos e parar o futebol virou bandeira girolatino.substack.com/p/por-que-o-fu…
Disso tudo podemos concluir que: mesmo que não tenha nada a ver com a história, a Universidad de Chile foi salva pelo mais elaborado tapetão de todos os tempos, evitando o rebaixamento após o país arder em chamas.
Santiago Wanderers, líder da B que estava conquistando o acesso direto quando faltavam 3 rodadas e agora descobre que não haverá acesso algum, promete recorrer à Justiça.
Lembrando que a B chilena é o campeonato mais disputado do mundo e tinha MUITA GENTE, mas MUITA MESMO, com chances de subir.
Esse era o topo da B:

1º Wanderers - 46
2º La Serena - 43
3º Ñublense - 42
4º Barnechea - 40
5º Cobreloa - 39
6º Melipilla - 39
7º San Felipe - 39
8º Temuco - 38
9º Copiapó - 37
10º Puerto Montt - 37
11º Santa Cruz - 37

Líder subia direto. 2º ao 6º jogavam playoffs.
Em 2020, com toda essa treta de rebaixamentos que não são e de acessos negados, chegará a hora de o Chile ter sua própria COPA JOÃO HAVELANGE.

Sugerimos Copa Sergio Jadue.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Impedimento

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!