, 11 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
🇧🇷 Thread.

1) JANINA NOWAK nasceu em 19 de agosto de 1917 em Będów, perto de Łódź. Foi deportada para Auschwitz em 12 de junho de 1942, onde recebeu o número de prisioneiro 7615.

Janina foi a primeira mulher prisioneira que escapou de Auschwitz.
2) Em 24 de junho de 1942, Janina escapou de um grupo de trabalho (Kommando) composto por 200 mulheres polonesas que trabalhavam perto do rio Soła.

Depois que ela desapareceu, os soldados da SS nazista tentaram, sem sucesso, persegui-la.
3) Exasperados com o fato, os guardas lideraram as demais prisioneiras do Kommando de Nowak de volta ao campo, aonde foram interrogadas sobre os detalhes da fuga. As mulheres, por sua vez, não forneceram nenhuma resposta.
4) Uma vez que os oficiais do campo não foram capazes de punir Nowak por obter sua liberdade, a raiva deles foi depositada sobre suas companheiras.
5) Naquela noite, como punição, todas as mulheres do Kommando de Nowak foram forçadas a raspar o cabelo (antes disso, apenas as prisioneiras judias tinham o cabelo cortado no campo).
6) No dia seguinte, todo o Kommando foi enviado para um dos subcampos de Auschwitz, chamado Budy, localizado a cerca de 6 km do campo principal.

As acomodações em Budy consistiam em um antigo prédio da escola, um quartel em ruínas, uma pequena cozinha e latrinas...
7) ... todas cercadas por arame farpado. As mulheres foram forçadas a trabalhar em condições extremamente severas, limpando lagoas próximas e cavando valas de drenagem - tudo isso como parte de um plano alemão para transformar Auschwitz em um centro de pesquisa agrícola.
8) Depois de escapar de Auschwitz, Janina Nowak conseguiu chegar a Łódz. Ela fugiu das autoridades até março de 1943, quando foi presa. Em 8 de maio de 1943, foi levada a Auschwitz mais uma vez, onde recebeu um novo número - 31529.

Foto: telegrama informando sobre a fuga.
9) Em 1943, ela foi transferida para Ravensbrück, onde foi libertada no final de abril de 1945.

Janina foi uma das 50 mulheres que tentaram escapar de Auschwitz.
10) No total, 131 mil mulheres tornaram-se prisioneiras de Auschwitz: 82 mil judias, 31 mil polonesas, 11 mil romanichéis, além de russas, bielorrussas, alemãs, francesas, tchecas, iugoslavas e outras.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marina Amaral

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!