My Authors
Read all threads
Sexta-feira, dia 6/12, 11 jornalistas em SP foram demitidos do Vortex, uma nova "promessa" do jornalismo brasileiro. O dono, Diego Escosteguy, sequer se dignificou a me telefonar. Entrei no projeto em maio, larguei minha empresa e uma bolsa de consultoria com boa remuneração.
Ajudei a montar o projeto do começo: contratações, tecnologia, modelo de negócios, branding, criação do nome. Participei de quase tudo. O cara sequer me telefonou, muito menos apareceu em SP pra falar com a equipe. Dediquei meses intensos da minha vida a isso, vesti a camisa.
A pior parte disso tudo pra mim é o que aconteceu com as pessoas. Das 11 pessoas de SP demitidas, eu contratei, indiquei ou recomendei 9 delas. Minha equipe de dados, maravilhosa, estava toda empregada CLT antes, e veio na promessa 3 anos de financiamento garantido, sem demissões
A sacanagem foi tamanha que, sabendo da situação, fizeram a gente vir trabalhar durante um mês, incluindo feriado do dia 15/11, já cientes que os pagamentos do mês não estariam garantidos. Não falaram nada pra gente, viemos trabalhar de graça.
Eu particularmente prefiro vir aqui, abrir a boca e reclamar do que receber meu salário atrasado, sem conflitos. Há meios de conseguir meus direitos sem precisar de um distrato verbal. Nunca tivemos contratos, só promessas de "PJ Humanizado", com plano de saúde, 13o. Há provas.
Em outubro de 2019, colocamos o site no ar. O manifesto do Diego era surreal: longo e arrogante. A promessa de ser o melhor dos melhores. Não gostei do manifesto, mas menti pra mim mesmo e o defendi. Abracei a ideia, era esse jornalismo que eu queria.
Quando comecei a negociar com eles (conheci o Diego pessoalmente em um café nos Jardins, em SP, em abril de 2019), o papo era que contratariam CMS top de linha dos EUA - tipo Arc, Chrous, Rebel Mouse. No fim, o CMS mesmo é um Wordpress desenvolvido por uma empresa de Campinas.
Eu tenho um negócio, o Volt. Sei que é incrivelmente difícil, muito mais do que parece de fora. Tinha muita simpatia pelo Diego, sempre me tratou com muito respeito até agora. Sempre foi solícito, boa pessoa comigo. Eu o defendia dentro e fora da empresa.
Mas o que aconteceu no Vortex é a própria definição de "debacle", onde jornalistas foram atraídos e iludidos com promessas vazias, nunca concretizadas. A gente aceitou nem saber de onde vinha a grana (não sabemos), confinando na palavra dele.
Aos grandes amigos que fiz lá em tão pouco tempo, às pessoas que indiquei, recomendei e contratei, à minha equipe de dados maravilhosa que eu amo, eu peço desculpas por colocar vocês nessa situação, tenho minha parte de responsabilidade, porque comprei um sonho e o vendi.
Sei que existe um certo temor no jornalismo em criticar publicamente empregadores antigos, com medo de se queimarem no mercado, mas faço mesmo assim, porque o que aconteceu no Vortex não foi um negócio ruim que deu errado, foi uma enganação que prejudicou dezenas de pessoas.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Sérgio Spagnuolo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!