, 11 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Não é possível entender como a direita se apropria tão facilmente da Idade Média sem pensar também em como parte da esquerda contribui para isso.

Ao repetir mitos e preconceitos sobre o período, parte da esquerda joga a Idade Média no colo da direita. Thread. ⤵️
O primeiro passo é entender que a Idade Média é só um período histórico. E como todo período histórico, não se presta a classificações simplórias como "bom" e "ruim". A Idade Média não foi nem o paraíso sonhado pela direita, nem o inferno imaginado pela esquerda (cf. HFJ).
O mais interessante é como a Igreja desempenha um papel central em ambas visões: para a direita, a salvadora da civilização; para a esquerda, uma instituição dedicada à pura opressão.
O problema aqui é duplo: a Idade Média não é redutível à Igreja; e a Igreja medieval também foi uma instituição HISTÓRICA e complexa que não pode ser reduzida a "bom" ou "ruim". Nesse sentido, o que direita e esquerda compartilham é uma visão simplória da Idade Média.
Mas isso não é um exercício em doisladismo, é um alerta e uma proposta: Se a esquerda quer combater as apropriações conservadoras da Idade Média, não pode perder de WO. Ou seja, não pode reproduzir uma visão oposta e igualmente simplória sobre o período.
Existe uma Idade Média que foi um período histórico complexo e extremamente diverso. Essa Idade Média não é redutível à Europa Ocidental e, mesmo nesse caso, NÃO ERA exclusivamente branca, CRISTÃ e patriarcal. Ou seja, a IM não é redutível à Igreja.
A Igreja foi uma instituição extremamente poderosa durante a Idade Média. Mas a Igreja medieval jamais foi um poder totalitário e completamente homogêneo, imutável durante 1000 anos. Ao contrário, a Igreja foi uma instituição HISTÓRICA e socialmente determinada.
Durante a IM, a Igreja passou por transformações intensas, análogas às transformações pelas quais passaram as sociedades medievais. Sempre foi um pólo de poder central, sempre usou de violência, mas nunca dominou a sociedade de maneira total e maquiavélica.
Quem estuda o período está acostumado a ver abundantes exemplos da Igreja desesperada justamente pq não consegue impor princípios mínimos. E isso é muito importante para ver as inúmeras e cotidianas formas de resistência ao poder da Igreja.
O mais importante: dizer que a Igreja é uma instituição histórica significa dizer que ela não é divina e, portanto, não caiu pronta do céu. A Igreja se constituiu durante um processo histórico e socialmente determinado. Não existe "Igreja verdadeira", existe a Igreja histórica.
TL;DR: é ignorância dizer que a "a Igreja mandava em tudo" durante a Idade Média. E é pior ainda dizer que a peste negra foi uma consequência disso.

Enquanto a esquerda continuar repetindo isso, a direita vai fazer a festa com a Idade Média.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Paulo Pachá

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!