My Authors
Read all threads
Quando protestos anti-Dilma despontaram, críticos denunciaram a presença de grupos pró-intervenção militar sugerindo que a tolerância com eles mostrava descaso com a democracia ou evidenciava o autoritarismo dos manifestantes. O argumento vale também para a esquerda? (segue)
A antiga condescendência da esquerda com o estalinismo e outras formas de totalitarismo está se tornando apoio aberto. Assassinatos políticos, torturas, perseguição a dissidentes e supressão de liberdades estão sendo tranquilamente discutidas em certos meios. (2)
Primeiro veio a difusão do sinistro meme "Stálin matou foi pouco"; em seguida, a negação das perseguições, assassinatos e torturas na Venezuela, sob alegação de propaganda imperialista. (3)
Mais recentemente, uma revista de esquerda publicou no número de estréia um artigo revisionista sobre o estalinismo; em polêmica na Folha, um intelectual de esquerda defendeu a "restrição à liberdade" em Cuba; ontem, um parlamentar do PSOL homenageou Kim Jong-un. (4)
Felizmente lideranças do PSOL condenaram a bizarra homenagem de Brizola Neto e intelectuais ligados ao trotskismo criticaram a publicação do artigo revisionista na Jacobin. Mas o silêncio de muitos e o assentimento aberto de alguns é mau sinal para a esquerda. (5)
A crítica do autoritarismo da esquerda tem longa história de marginalização. Começa com a denúncia solitária de trostkistas e dissidentes como Ciliga nos anos 1930-40 e só amadurece com a denúncia dos crimes de Stálin e a publicação da obra de Sojelnitsin nos anos 1950-60. (6)
Na América Latina campos de concentração para homossexuais, perseguição a dissidentes e suspensão das liberdades civis em Cuba foram negados, minimizados ou tolerados – justificados pelo sucesso das políticas sociais e pela necessidade de resistir à agressão imperialista. (7)
A crítica não é tolerada: primeiro, não se permite estabelecer fatos acusando as denúncias de fabricações do inimigo. Quando estabelecidos, são justificados como necessidade histórica para proteger a revolução. Críticos são desacreditados com argumentos ad hominem. (8)
Num cenário polarizado como o nosso, a crítica só faz sentido se é autocrítica. Para os adversários, ela não funciona como correção – ao contrário, serve de encorajamento.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Pablo Ortellado

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!