, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/8 Há uma falsa dicotomia no debate econômico no Brasil: De um lado, defensores da austeridade pregam cortes de gastos e estariam comprometidos com o equilíbrio fiscal; de outro, críticos da austeridade querem aumento de gastos e não teriam compromisso com o equilíbrio fiscal.
2/8 A falsidade dessa dicotomia é evidente: austeridade não é igual a equilíbrio fiscal, nem criticar a austeridade é igual a defender o "desequilíbrio fiscal". Países que adotaram a austeridade muitas vezes passam longos períodos sem equilíbrio fiscal e sem crescimento.
3/8 Talvez a confusão sobre esse tema venha do conceito de "austeridade", que em resumo é a crença de que cortes de gastos (ou mais impostos) trarão a sustentabilidade fiscal, criando condições para o crescimento no longo prazo. É a irmã siamesa da contração fiscal expansionista.
4/8 Os críticos da austeridade não negam a necessidade de sustentabilidade fiscal (entendi como uma trajetória não explosiva da relação dívida/PIB), mas propõe outros caminhos para alcançar esse cenário, em particular em momento de recessão e estagnação.
5/8 No debate internacional, a tese da contração fiscal expansionista está praticamente superada. O papel da política fiscal ganhou muita força, em particular a partir da revisão de literatura sobre os multiplicadores e dos limites da política monetária. kansascityfed.org/~/media/files/…
6/8 A revisão da literatura sobre política fiscal fez com que antigos defensores da austeridade expansionista voltassem atrás em suas hipóteses e defendessem expansão fiscal em determinadas circunstancias. nber.org/papers/w25531
7/8 O caso brasileiro, com alta capacidade ociosa, baixa inflação, elevado desemprego, estagnação e juros reais baixos, torna os multiplicadores elevados, como mostram as pesquisas recentes usando dados nacionais e as mais modernas metodologias. scielo.br/pdf/ecos/v27n3…
8/8 Defender a retomada do investimento público em momentos de crise e taxas reais de juros baixas não significa defender o desequilíbrio fiscal. Ao contrário, é hoje considerada a forma mais eficiente de se obter equilíbrio fiscal sem gerar queda de produto e efeito histerese.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Mello
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!