My Authors
Read all threads
1) SOBRE O MEC E A TV ESCOLA -- Há algumas ponderações necessárias em meio a todo o ruído envolvendo o MEC e o encerramento do contrato da TV Escola. Não tenho a intenção de ser exaustivo ou de fazer análise do caso, mas apenas de lançar algumas impressões pessoais:
2) Não se trata de ser “a” TV Escola, mas do fato de que pessoas boas e alinhadas estavam compondo a atual administração da entidade, a exemplo de Eduardo Mello, um administrador proveniente da Marinha, católico reconhecidamente praticante e conservador.
3) Isso deve ser observado pelo MEC, pois é um bom quadro que não deve ser descartado -- na verdade, deveria ser aproveitado em uma função ainda maior. Aliás, todas as recomendações que recebi dele foram enfaticamente boas, como pessoa e profissional.
4) A base culturalista do eleitorado conservador tem direito de criticar a decisão tomada pelo Ministro @AbrahamWeint, sem que isso represente uma campanha de derrubada ou de desinformação globalista.
@AbrahamWeint 5) Aliás, esse foi o principal erro, a meu ver, da matéria de @criticanac, que tentou empurrar para o globalismo pessoas que estão no conservadorismo desde que isso aqui era tudo mato, a exemplo de @FerTakitani, @Brubas, @obernardesjr, entre outros, que faziam essa crítica.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr 6) Também é falsa outra avaliação, feita, a partir da celeuma, por @veramagalhaes, segundo a qual o “ramo olavista” ligado a Filipe Martins estaria capitaneando uma derrubada de Weintraub. Isso simplesmente não está acontecendo e é mais uma ilusão da mente dessa senhora.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 7) A crítica desse ramo culturalista deveria ser vista como um contributo, não uma ameaça, ao MEC, pois relembra as pautas dessa base, especialmente o combate à BNCC e ao economicismo na educação. @veramagalhaes só interpreta as coisas pelo binômio "cai/não cai".
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 8) É fato que a situação do Ministro @AbrahamWeint é das mais difíceis e complicadas, especialmente pela bomba de aparelhamento burocrático que é o MEC. Isso deve ser sempre lembrado, pois aquela não se trata de uma função fácil para ninguém.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 9) Mas é justamente por isso que os culturalistas lembram (às vezes, talvez, de forma atabalhoada) que a tecnocracia e o economicismo são uma tentação constante e que, em educação, não importam só índices de eficiência, mas o desenvolvimento integral da cultura e do espírito.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 10) Em meio a isso tudo, é sempre necessário advertir contra o argumento economicista fácil: em questões de cultura, não devemos justificar as coisas meramente pelo “custo”. Pode-se justificar por outras razões várias, às quais o custo se assoma, mas ele não é um valor absoluto.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 11) Talvez a TV Escola, sob a atual gestão, pudesse ser um meio importante para combate do marxismo cultural. Muitos não sabem, mas o treinamento de professores no interior do Brasil não raro é feito com material dela; inserir um bom material, com boas pautas, seria essencial.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 12) Não se trata apenas de questão de audiência, como alguns têm dito. Pode não ser assistida pelo comum da população, mas é essencial para um público-alvo estratégico e específico: os professores, especialmente os de educação básica.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes 13) De outra sorte, como relembrou @CarlosNadalim, não é verdade que tudo que @AbrahamWeint tem feito seja errado, a exemplo dos projetos de alfabetização do próprio Nadalim, que têm caminhado com apoio dele.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes @CarlosNadalim 14) Isso mostra que há espaço para iniciativas, desde que ocorra diálogo e escuta da base culturalista, que é inegavelmente uma das bases mais importantes e sólidas do governo e não pode ser deixada de lado.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes @CarlosNadalim 15) Por esse motivo, talvez, o encerramento das atividades da TV Escola, onde estavam várias pessoas ligadas ao culturalismo conservador (inclusive, conhecidas minhas), tenha funcionado como o estopim de uma insatisfação.

Isso pode ser contornado, contudo, pelo próprio Ministro
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes @CarlosNadalim 16) Se @AbrahamWeint dialogar mais com essas pautas (como ocorre com @CarlosNadalim), trabalhando pelo fim ou, ao menos, pela redução da BNCC, pela diminuição do poder dos conselhões burocráticos, o combate às tendências economicistas na educação, etc, muito se avançaria nisso.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes @CarlosNadalim 17) Isso é o que de mais importante fica de toda essa discussão – e, não, falar isso não é ser um “desinformante globalista”, mas olhar os fatos pelo ângulo da cultura, que também precisa ser observado. Os culturalistas são uma base importante e não podem ser apenas negados.
@AbrahamWeint @criticanac @FerTakitani @Brubas @obernardesjr @veramagalhaes @CarlosNadalim 18) P.S.: Por fim, uma questão de fato: @Brubas nada poderia ter feito sobre a assinatura da BNCC, pois ela nem estava no MEC, tendo trabalhado na gestão Vélez, em 2019, como assessora (o que também não lhe daria poder sobre isso); a BNCC foi assinada em 2017, sob Mendonça Filho.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Taiguara Fernandes de Sousa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!