, 13 tweets, 7 min read
My Authors
Read all threads
Na matéria do @guimagalhaesf na @ilustrissima , eu e os demais entrevistados focamos na inserção do Novais na historiografia brasileira, mas como o Nicolas percebeu, ela também se inseria num debate sobre o papel da colonização e da escravidão na transição para o capitalismo.
E essa foi uma das grandes inovações da obra. A interpretação novaisiana é moldada pelo grande livro de 1944 do Éric Williams, futuro primeiro-ministro de Trinidad e Tobago. Em seu estudo do auge e declínio da escravidão no Caribe inglês, Williams afirmou que o tráfico atlântico+
Possibilitava a acumulação de capital por parte dos negociantes britânicos e abria um imenso mercado consumidor para os manufaturados metropolitanos, sendo descartada quando se tornou irrelevante para a Revolução Industrial já em curso.
scielo.br/pdf/ea/v26n75/…
O Novais transpôs esse modelo pro Brasil, mas quem teria se beneficiado seria a Grã-Bretanha e não Portugal, devido ao déficit comercial. É uma visão externalista da economia colonial, determinada pela Europa. Há afinidades com a teoria da dependência (FHC) e a teoria do +
sistema-mundo do Wallerstein, quase que suas contemporâneas. Ao mesmo tempo, ascendiam visões historiográficas que enfatizavam processos internos, como o debate Brenner, o famoso artigo de 1982 do O’Brien sobre a contribuição periférica da periferia e os neoinsticionalistas.
O Ciro Cardoso vai dialogar com trabalhos sobre a América Espanhola, o Caribe e a Europa para defender a prioridade analítica das dinâmicas internas, criticando Novais e Wallerstein, já entre 1975-80. Posteriormente, trabalhos de um orientando dele (Manolo Florentino) e do +
E do João Fragoso mostraram que no final do período colonial o tráfico atlântico de escravizados e o grande comércio eram controlados por comerciantes residentes no Brasil e que reinvestiam o que acumulavam em terras e escravos, não no desenvolvimento do capitalismo europeu.
Mais importante, o Novais entendeu errado o capítulo do Marx sobre “A ASSIM CHAMADA acumulação primitiva de capital”, entendendo-a exatamente como fizeram os economistas clássicos criticados por Marx, isto é, como juntar dinheiro.
O famoso capítulo 24 do Capital trata de algo muito mais importante: a disseminação das relações de produção capitalistas (expropriação dos trabalhadores e trabalhadores). Nesse sentido, o Wallerstein é mais interessante, ainda que tenha tomado belas porradas, como do Stern.
A tendência internacional dominantes nas décadas de 1980-90 me pareceu francamente contrária ao Williams e ao Novais, apesar da discussão do Blackburn em 1997, que buscou reinserir a escravidão no debate sobre a transição do capitalismo, e dos vários artigos do Dale Tomich.
Em 2000, porém, um trabalho que vai ter um imenso impacto vai enfatizar novamente, com imensa sofisticação, a importância das Américas e seus “acres fantasmas” para a transição para o capitalismo através de uma comparação com a China.
O debate continua, mas tanto na economia (vide o @nunopgpalma ) como na história (veja a segunda edição da bela síntese do Duplessis) se tem reconhecido a importância do comércio intercontinental e da escravidão, tentando integrar perspectivas internalistas e externalistas.
Respondi, @nicolaslippolis ? Algum dia eu escrevo um artigo de síntese sobre isso, falta tempo!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Thiago Krause

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!