My Authors
Read all threads
O ordenamento jurídico brasileiro permite que os Municípios legislem sobre educação, inclusive a respeito de peculiaridades da grade curricular. Essa conclusão se extrai da combinação dos arts. 24 e 30 da Constituição com os arts. 12, 15 e 26 da Lei 9.394/96 (diretrizes e bases).
O art. 24, IX da CF diz que compete concorrentemente à União, Estados e DF legislar sobre educação, e deixa claro que a competência da União se limita a estabelecer NORMAS GERAIS. Essas normas gerais são as diretrizes e bases da educação nacional, previstas na Lei n.º 9.394/96.
O sistema federativo pressupõe descentralização política: a repartição de competências legislativas no Brasil segue o PRINCÍPIO DA PREDOMINÂNCIA DOS INTERESSES. Assim, União, Estados e Municípios legislam sobre matérias de interesse nacional, regional e local, respectivamente.
O art. 30, I e II da CF deu aos Municípios competência para legislar sobre assuntos de interesse local, e para suplementar a legislação federal e estadual no que couber. Portanto, à União cabem as NORMAS GERAIS, aos Estados as NORMAS REGIONAIS e aos Municípios as NORMAS LOCAIS.
O art. 26 da LDB diz que os currículos da educação infantil/fundamental devem ter base nacional comum, A SER COMPLEMENTADA, EM CADA SISTEMA DE ENSINO E EM CADA ESTABELECIMENTO ESCOLAR, POR UMA PARTE DIVERSIFICADA, EXIGIDA PELAS CARACTERÍSTICAS REGIONAIS E LOCAIS DA SOCIEDADE.
Portanto, o art. 26 da lei de diretrizes e bases prevê expressamente a competência suplementar dos Municípios para estabelecer, em âmbito local, peculiaridades curriculares exigidas pelas características regionais, o que deve ser deliberado e decidido pela comunidade local.
A LDB vai ainda mais além na descentralização pedagógica: prevê no artigo 12 que os estabelecimentos de ensino elaboram e executam as propostas pedagógicas, ARTICULANDO-AS COM AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, CRIANDO PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ESCOLA.
O art. 15 ainda dá autonomia pedagógica às unidades escolares públicas e de educação básica, tudo, evidentemente, de acordo com as diretrizes gerais estabelecidas pela União, e temperado com as peculiaridades locais que envolvem FAMÍLIA e COMUNIDADE.
Fica claro, portanto, que a interpretação sistemática de nosso ordenamento jurídico, em especial pela leitura da Constituição Federal em conjunto com a Lei de Diretrizes e Bases, permite aos Municípios legislar sobre necessidades específicas locais de suas grades curriculares.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ludmila Lins Grilo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!