My Authors
Read all threads
Hoje o dia foi tomado por uma discussão sobre uma suposta manipulação de uma manchete da Folha sobre Flavio Bolsonaro. Aproveito a ocasião para uma reflexão mais ampla sobre autonomia do jornalismo. (segue)
O argumento dos críticos diz que a Folha teria chamado Flavio Bolsonaro apenas de Flavio para esconder os vínculos do escândalo das rachadinhas com a família Bolsonaro. (2)
A manchete, porém, apenas encurtou o nome de Flavio por economia de caracteres ou por vício de linguagem. Não faz o menor sentido supor que queria ajudar o governo, já que a Folha é inimiga declarada do governo. (3)
O argumento de que haveria uma intenção oculta no uso de Flavio, sem o sobrenome, porém, remete a um certo entendimento de como funciona a imprensa que é muito equivocado. (4)
Muitas vezes a esquerda (mas hoje em dia também a direita) sugere que quando um veículo grande faz uma cobertura (por veículo grande entenda Folha, Estado e Globo), ele está fazendo uma intervenção política direta. (5)
Isso se vê em sentenças do tipo: "Os Marinho entraram de vez na briga com Bolsonaro" ao se referir a alguma matéria crítica no Jornal Nacional. Esse modo de pensar supõe que a pauta de um veículo não tem nenhum critério jornalístico e é apenas intervenção política/ editorial. (6)
Não é assim que funciona uma redação. Num veículo grande sério, uma pauta importante, com bons indícios, não é desprezada porque o dono não gosta. É por isso que quase sempre que alguém diz: "Isso a mídia não mostra", a gente faz uma pesquisa e a imprensa mostrou. (7)
Isso, claro, não quer dizer que a cobertura da imprensa é "isenta" – ainda que seja muito diferente perseguir o equilíbrio e fazer um jornalismo com lado. Basta comparar a Fox News com a BBC. (8)
Embora seja considerado falta de profissionalismo grosseiro ignorar uma "boa" pauta por viés editorial, é razoavelmente tolerado que o editor exerça o discernimento de enterrar uma boa pauta numa notinha e destacar uma bobagem semi-apurada na capa. (9)
Um editor que pesa a mão também pode exigir um nível mais elevado de apuração para uma matéria incômoda e publicar com agilidade uma matéria frágil que seja politicamente conveniente. (10)
Mas se essa prerrogativa é abusada, a coisa gera mal-estar no meio. Manipulação grosseira, como o JN fez nas eleições de 1989 então é um verdadeiro escândalo. Esquerda e direita pegam esses momentos escandalosos e excepcionais e apresentam como se fosse rotina. Não é. (11)
A crítica de esquerda e de direita que deveria cobrar da imprensa quando erra que seguisse seu alegado padrão de equilíbrio, prefere tratar como se neste erro tivesse sido revelada a essência do jornalismo. E ainda o copia. (12)
Assim, para se contrapor a essa imprensa imaginada, que é pura intervenção política, esquerda e direita criam sites hiperpartidários que são uma caricatura positivada dos erros da grande imprensa: não apuram e apresentam enquadramento ideológico como se fosse reportagem. (13)
Precisamos exigir que a imprensa seja melhor e não pior. Que a cobertura de um tema importante como a da reforma da Previdência sempre contenha aspas de um crítico e não apenas a de um analista de mercado. (14)
É triste ver um ativista político dizer com orgulho que não lê jornal. Se não lê jornal, não sabe dos fatos e se não sabe dos fatos, como é que forma o juízo? Apenas com ideologia? Isso empobrece e subtrai a base fatual do debate político.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Pablo Ortellado

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!