My Authors
Read all threads
Desde sua publicação, estudo a lei 13.964/19, que institui o “juiz de garantia” e altera outras normas. Trata-se de matéria extremamente complexa. Conclusão, até agora: bem ou mal, significa uma “revolução” na persecução criminal no Brasil. O diabo mora nos detalhes.
Usar a designação “juiz de garantias” para fazer guerra política a favor ou contra não é papel de estudioso do Direito. O nome em si é irrelevante. O que importa é a substância, ou seja, as regras jurídicas que dão corpo ao instituto e às funções.
Vez que a lei 13.964/19 institui o “juiz de garantia” e altera diversas normas, com extrema complexidade e riscos reais para o combate ao crime no Brasil, é juridicamente possível que o presidente da República edite Medida Provisória alterando a "vacatio legis" para 1 ano.
Urgência e relevância estão presentes para Medida Provisória, alterando a "vacatio legis" da lei 13.964/19. Evitando-se prejuízos para o combate ao crime no Brasil. Os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e o Ministério Público terão tempo para as correções necessárias.
Para ter vislumbre da complexidade embutida na lei 13.964/19, no prazo de 30 dias, devem ser alteradas todas as leis de organização judiciária dos Estados, Distrito Federal e da União, em pleno recesso legislativo, sob pena de nulidade das investigações sem “juiz de garantias”.
Alteração de lei de organização judiciária dos Estados para estabelecer a competência do “juiz de garantias” é de iniciativa do respectivo Tribunal de Justiça, a ser aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador. A Constituição não atribui nada disso ao CNJ.
Alteração de lei de organização judiciária dos Estados depende de iniciativa do respectivo Tribunal de Justiça, aprovação da Assembleia Legislativa e sanção do governador. A Constituição não atribui nada disso ao CNJ.
A "vacatio legis" da lei 13.964/19, que institui o “juiz de garantias”, é de direito intertemporal previsto na Lei de Introdução ao Direito Brasileiro; não é lei de natureza penal ou processual penal. Logo, não se enquadra na vedação do art. 62, § 1º, I, “b”, da Constituição.
No país do caos jurídico, há quem imagine que o presidente da República não poderia editar Medida Provisória ampliando a “vacatio legis” da lei 13.964/19, que o institui o “juiz de garantias”, mas acha normal que o CNJ postergue a sua aplicação mediante resolução burocrática.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with 🇧🇷Ailton Benedito

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!