My Authors
Read all threads
💉| SAÚDE NÃO É DIREITO E SOCIALISMO NÃO FUNCIONA. |

PARTE 1 DE 3.

• INTRODUÇÃO.

A Saúde pública em especial, é um daqueles temas que ninguém se atreve a falar mal (não sobre a ineficiência, mas sobre a existência).
A culpa da ineficiência é sempre da corrupção ou da má gestão, nunca do sistema em si.

Isso ocorre por ser um assunto carregado de sentimentalismo e mitificação. Os argumentos PRÓ SUS não passam de falácias e de falso utilitarismo.
No entanto, se analisarmos a situação tendo como intuito único a busca pela verdade por meio de razão,
precisamos que abandonar a paixão ideológica; Afinal, a economia não funciona de acordo com sentimentalismo, mas de acordo com regras claras.
Serviços de saúde, remédios e equipamentos médicos obedecem às mesmas leis econômicas que existem para qualquer outro bem ou serviço. São recursos escassos.
A análise deve ser baseada em uma análise cuidadosa, e não em narrativas ou discursos ideológicos.

Também temos que analisar as consequências ocultas, nas palavras de Bastiat: "Aquilo Que Não Se Vê".
"Se quisermos ter compaixão dos nossos semelhantes, é necessário fazer uma análise desapaixonada.
Em outras palavras, pensar com nossos corações, ao invés de usarmos nossos cérebros, é um modo seguro de machucarmos aqueles que queremos ajudar."

- Walter Williams
• SAÚDE É UM DIREITO?

O direito natural (independente da corrente jusnaturalista) afirma que as pessoas têm direito à vida, à liberdade
e à propriedade.

Antes de tudo precisamos diferenciar direitos positivos de direitos negativos.
- Direitos positivos é aquilo que podem dar a você.

- Direitos negativos é aquilo que não podem tirar de você.

Libertários em questão, acreditam que todos os direitos estão ligados a noção de propriedade e essa só pode ser um direito negativo.
Quando uma pessoa tem um direito positivo, outra pessoas inevitavelmente tem um dever positivo: o de prover, por meio de repasses da sua propriedade (seu dinheiro), os direitos positivos alheios. Um claro conflito de propriedade.

Que nada mais é que um eufemismo para ROUBO!
“Para algumas pessoas, ter o direito à vida inclui ter o direito a receber ao menos as necessidades mínimas suficientes para se continuar vivo. Mas suponha que o que na verdade é o mínimo suficiente que um homem necessita para continuar vivo seja algo que ele não tem nenhum..."
"direito de receber? Se eu tenho uma doença terminal e a única coisa que irá salvar minha vida é o toque da mão gélida de Henry Fonda em minha testa febril, então, ainda assim, eu não tenho o direito de receber o toque da mão gélida de Henry Fonda em minha testa febril."
Seria extremamente gentil da parte dele voar da costa oeste para me prover isto… Mas eu não tenho absolutamente nenhum direito ante qualquer um de tal maneira que ele devesse fazer isso por mim”
"Em resumo, é inadmissível interpretar o termo “direito à vida” para conceder a alguém um direito de compelir a ação de outra pessoa para prolongar aquela vida. Em nossa terminologia, tal direito seria uma violação inadmissível do direito de autopropriedade de outra
pessoa."
Direitos positivos, ao contrário dos direitos negativos, são apenas palavras escritas em papel (constituição), não possuem nenhum referencial objetivo e nem fundamentação (além de uma hipotética norma fundamental).

Direito positivo é opinião ARMADA!
O problema fundamental da questão é o MEIO e não o FIM.

Se eu e minha gangue roubar uma pessoa (democracia kkj) e usar o dinheiro roubado para financiar a saúde dos mais pobres, isso ainda continuará sendo roubo.
"Embora seja indiscutível que a medicina socializada baseia-se no roubo da propriedade alheia, somente essa argumentação não é muito promissora, pois a própria existência do governo baseia-se no roubo."
"Logo, por coerência, pedir o fim da medicina socializada implicaria também pedir a abolição do governo. Embora seja esse o desejo dos anarcocapitalistas, é preciso reconhecer que tal postura não faria ninguém vencer um debate econômico."
"Logo, argumentações puramente econômicas são necessárias para explicar por que nenhuma medicina socializada pode ser de qualidade duradoura."
• A TRAGÉDIA DOS COMUNS.

"A hipótese levantada pela "tragédia dos comuns" declara que a demanda irrestrita de um recurso finito termina por condenar estruturalmente o recurso por conta de sua superexploração."

Esse é outro problema com a oferta "gratuita".
Ela cria a ilusão de que os serviços médicos devem ser ilimitados, e que sempre deve haver um médico ou uma sala de cirurgia disponível, a qualquer hora, em qualquer ocasião.

Entretanto, assim como qualquer outro serviço, o atendimento médico não é infinito.
Quando um bem ou um serviço é socializado, não há propriedade privada e consequentemente não há racionalização desse meio.

Cada indivíduo deveria procurar o seu próprio sistema de saúde, e consequentemente há um incentivo para que o indivíduo se cuide.
Em um sistema de saúde socializado não há incentivo para racionalização de recursos.

Não há avalização de custos se tudo é pago por todo mundo!

Eu não ligo pra minha saúde, não ligo pra uma doença sexualmente transmissível e nem nada disso... eu não arco com essas consequências
Consequentemente, as pessoas verdadeiramente doentes precisam esperar horas, dias, meses e até anos para serem antedidas.

O único direito que você tem é o de esperar na fila...
*Gente, a parte 2 vai sair daqui a pouco.
*atendidas.
Errata: Houve uma redundância, não percebi.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O Mago Libertário

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!