Acredito que um shipp não é motivo para espalhar desinformação - nunca houve motivos para isso. Então vamos seguir.
Segundo vários indivíduos, o motivo do shipp não ter sido oficializado é a heteronormatividade do Japão. A ideia é que eles são um casal canone desenvolvido mas não posto para o público por conta do preconceito dos leitores.
Será? Vamos de contexto histórico!
A aceitação é maior que em outros países. A ocidentalização implantou ali o preconceito na sociedade japonesa conservadora, mas não o suficiente para que fosse algo proíbido. No geral: o Japão é muito mais aberto ao comportamento do que a prática.
blyme-yaoi.com/main/category/…
Naruto tinha tudo para ter yaoi incluído, principalmente romance SasuNaru.
1) o público não iria rejeitá-lo, o país tem um longo histórico com yaoi desde muito antes da obra - como vimos acima; 2) os números não mentem, a obra iria sim vender/faturar até demais
Se Kishimoto não transformou Naruto e Sasuke em um casal, mesmo com o índice enorme de vendas que um yaoi trás, foi por que ele realmente não quis.
Ele criou o universo conforme sentiu vontade.
Isso aqui não é uma chuva de regras, absolutamente NADA nessa thread te impede de shippar SN. Se você quiser shippar o Sasuke com a frigideira do Itachi você é livre para fazê-lo. Apenas esteja ciente de que distocer o contexto histórico de um país para isso é errado sim.