, 29 tweets, 7 min read
My Authors
Read all threads
Em meio à repercussão sobre o Ur-Fascismo (ensaio do professor Umberto Eco, vi na minha timeline que o professor @lftofoli usou meu fio como base e recebeu como resposta que deveria ler Jason Stanley, pois este possuía argumentos melhor construídos que aos de Eco.
Por coincidência, eu li “Como o fascismo funciona: a política de nós e deles” do professor Stanley, nascido em 1969 e atualmente professor em Yale. Como estudo o enfrentamento de Érico Veríssimo ao Fascismo e ao autoritarismo em geral, está bibliografia me interessa muito.
Para começo de conversa, já é bom dizer que o professor vê em Trump e também em Bolsonaro representantes e defensores de ideias fascistas, como pôde-se ver na seguinte matéria:

noticias.uol.com.br/internacional/…
A mesma matéria resume 10 características que seriam as definidoras de um movimento fascista para o professor Stanley. Irei usar o mesmo método do fio sobre o ensaio do professor Eco. Resumo a característica e a ilustro.
Poder no lugar da verdade

Uma ação importante do líder fascista seria a de substituir a verdade pela sua visão da realidade através do poder. Pouco importam os fatos diante do poder do líder em distorcer tudo a sua volta até moldar a realidade à sua própria imagem.
Caminho místico

O passado é repositório dos tempos de glória, quando o país e o povo eram felizes e prósperos e a tradição era respeitada. O líder alega ser o guia para o retorno àquele tempo, atacando a inovação e o conhecimento adquirido pela sociedade.
Anticorrupção

O líder vincula a corrupção a todos os que estavam no poder antes dele, prometendo que limpará o Estado destes bandidos, não importando por quais meios isto será feito. A Democracia em si é tratada como algo corrompido.
Teorias da conspiração

Como o líder molda a realidade à sua própria imagem, ele sempre será vítima de todo tipo de conspirações, que tentam alijá-lo do poder. Ele mesmo espalha teorias sobre o globalismo e forças ocultas que trabalham constantemente contra ele e a nação.
Anti-intelectualismo

O conhecimento deixa de ser uma virtude e passa a ser algo desumano. Reflexão ou ponderação passam a ser vistos como fraqueza em tempos que necessitam de ações duras contra a decadência que ameaçam à nação.
Hierarquia

Uns estão sempre acima dos outros. Homens sobre mulheres, brancos sobre negros, heterossexuais sobre homossexuais. Movimentos pela igualdade são tidos como agressores aos grupos dominantes, que frustrados, sentem-se injustiçados, mas protegidos pelo líder.
Vítimas da igualdade

O líder e seu grupo trabalham a ideia de que a igualdade de direitos é nociva. Que grupos não-dominantes são os culpados pelo caos social e pelo crime. Por isto a ordem deve se impor à lei. Resumindo, “direitos humanos apenas para humanos direitos”.
Ansiedade sexual

O líder coloca-se como defensor da masculinidade contra as feministas que desejariam emascular os homens de seus direitos naturais e dos homossexuais que estariam pervertendo a juventude. O líder e aos seus representantes irão restaurar a ordem natural.
Decadência

O passado, o campo, a simplicidade seriam o modelo a se seguir. O presente, a cidade, a intelectualidade, as novas possibilidades de configuração familiar são um perigo a ser combatido.
Meritocracia

O esforço individual é a salvação da economia. Tudo deve ser privatizado e o livre-mercado deve ser soberano. Se a pessoa é pobre é porque não se esforçou. A privatização da economia se alia ao aumento do controle estatal sobre as mentes e os corpos das pessoas.
Ao repassar os pontos levantados por Jason Stanley, fico com a mesma sensação ao ler o ensaio de Umberto Eco. Agora são dois autores, respeitados, para usarmos de base para chamarmos as coisas pelo que elas são. Isto é importante. Nomear corretamente as coisas.
Na imagem, o professor Jason Stanley.
Na imagem, a capa do livro “Como funciona o Fascismo “.
No GIF, Harry Potter com a legenda “Here se você again...”
Na imagem, Bolsonaro segurando o livro “Aparelho sexual e cia.” Durante entrevista no Jornal Nacional.
Na imagem, Bolsonaro com a bandeira e simpatizantes da monarquia brasileira.
Na imagem, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol e um celular com o aplicativo Telegram.
Na imagem, cena de vídeo onde Olavo de Carvalho afirma que Theodor Adorno compôs músicas dos Beatles.
GIF com o ministro da Educação andando de guarda-chuva por seu escritório.
Na imagem, notícia com a manchete: “‘Cultura é para a maioria, não para a minoria’, diz Bolsonaro “.
Na imagem, tweet de Carlos Bolsonaro divulgando uma imagem do pai segurando uma camiseta com os dizeres”Direitos Humanos: esterco da vagabundagem”.
Na imagem manchete dizendo “Menino veste azul é menina veste rosa, diz Damares Alves em vídeo” com imagem da ministra.
Na imagem, manchete com os dizeres: “Bolsonaro defende família tradicional e chama ideologia de gênero de coisa do capeta.”
Na imagem , o ministro Paulo Guedes e manchete dizendo que “‘Quero privatizar todas, e o presidente está conosco’, diz Guedes sobre estatais.”
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Dennis Almeida

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!