My Authors
Read all threads
1. Eu não tenho nenhuma vocação para explodir proporções e cair em pânico da mídia, mas este coronavirus não está com uma cara boa.

2. Preocupa qualquer epidemia na China. É um país que eu conheço bem, fora das cidades turísticas. Higiene não é o forte por lá e isso piora tudo.
3. O normal em banheiros públicos chineses (fora da área turística) é não haver sabonete ou toalha de papel para enxugar a mão, por exemplo.

4. A noção de ordem, espaço individual e filas também é diferente por lá. E em geral, as condições sanitárias das cozinhas é.. Deficiente.
5. Um dos assuntos que estudei no MIT foram as eficácias de políticas da OMS de contenção do Ebola na África. Muito boas, mas cuidar de uma doença transmissível por fluidos em aldeias na África com pouco fluxo e pouca densidade populacional é bem diferente da situação atual.
6. Estamos falando de um virus transmitido pelo ar, com surto inicial no lugar mais povoado e cujos habitantes mais viajam no mundo. Cerca de 150 milhões decolam internacionalmente por ano da China - quase o dobro de americanos e 15 vezes o número dos brasileiros (WorldTurOrg).
7. Não acreditem em mim. O cientista Eric Toner, do John Hopkins Center for Health Security (googlem) disse ao Business Insider que não se surpreendeu com a velocidade que o vírus se espalhou - meses atrás o modelo deles já previa que em 6 meses 65 milhões de pessoas morreriam.
8. A China tem a seu favor 2 coisas: a capacidade de um ditadura simplesmente isolar pessoas, colocando cidades inteiras em quarentena - custe o que custar - e a velocidade com que fazem projetos de infraestrutura - como este tal hospital de 1000 leitos em 10 dias. Só lá mesmo.
9. Aqui nos EUA, o CDC (centro de controle de doenças, um órgão federal), está agindo: já isolaram os voos da China em terminais específicos, estão monitorando e colocando em quarentena todos os suspeitos, coordenando com os governos estaduais para diagnósticos mais rápidos.
10. Preocupa muitíssimo se isso chegar ao Brasil, que não conta nem com as capacidades do governo chinês nem do governo americano. E se favelas, com péssimas situações sanitárias e de ventilação, ainda sofrem com surtos de doenças para as quais há vacina (tuberculose), imagine...
11. Para a economia chinesa, que enfrenta uma desaceleração (alguns já falam em contração no setor privado) e uma guerra comercial c/ EUA, o vírus pode ser o desastre que faltava: há a possibilidade de redução de 50% no consumo das famílias. O castelo pode desmoronar.
12. China em crise significa mundo em crise. É o maior parceiro comercial do Brasil comprando mais de 60 bilhões de dólares por ano - mais do que o dobro do 2o lugar que são os EUA. Mas uma crise na China levaria a uma perigosa reação em cadeia.

13. Nada de pânico. Mas observem.
*são deficientes.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Paulo Figueiredo Filho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!