, 13 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
1. Para quem chegou agora e gostaria de entender um pouco + sobre contas públicas, vamos aproveitar a semana em que os principais indicadores fechados p/ 2019 são divulgados para esclarecer alguns conceitos.

Sigam o fio.
2. A variável que talvez melhor reflita a situação fiscal de um país é o endividamento, na maioria das vezes reportado pela relação dívida/PIB. Representa, de maneira simplificada, a situação patrimonial do país.
3. Como essa relação evolui? Considerando a dívida líquida (dívida bruta menos ativos), a evolução no tempo depende basicamente de três variáveis: juros, crescimento do PIB e resultado primário.
4. No caso de juros, estamos falando de um juro ponderado que leva em conta os juros pagos no passivo (dívida bruta) e os juros recebidos nos ativos. O juro do passivo não é a Selic, embora ambos guardem uma relação próxima.
5. No caso do PIB, o efeito direto se dá no denominador da relação. Isto significa que a razão dívida/PIB pode cair mesmo se o governo estiver pagando juros. Basta que o PIB cresça mais (para um primário zerado). Mas o PIB pode ajudar indiretamente.
6. Chegamos na 3a variável: resultado primário, que é a diferença entre receitas e despesas não financeiras. São basicamente receitas de impostos e despesas de todo o tipo. PIB em alta aumenta a arrecadação (efeito indireto que tinha mencionado).
7. O primário é importantíssimo: dá o pulso do momento. Receitas e despesas primárias em desequilíbrio podem indicar uma dívida em trajetória preocupante, tudo + constante. O + importante, contudo, ñ é o desequilíbrio pontual, é o desequilíbrio estrutural.
8. O primário também é importante porque, dentre as 3 variáveis mencionadas, é aquela sobre a qual a autoridade fiscal tem mais controle. Juro e crescimento são muito + exógenos (embora alguns economistas discordem).
9. O primário do governo federal foi divulgado ontem, com déficit de quase 100 bilhões em 2019. Na sexta, o BC consolida com o primário dos outros entes, fechando o primário do setor público consolidado.
10. Voltamos ao ponto inicial p/ falar da dívida bruta. Essa varia basicamente de acordo com os juros pagos, com o crescimento do PIB, com o primário e com a política de acumulação ou desacumulação de ativos.
11. Por exemplo, se o governo vende um ativo (reservas) e usa o recurso para abater passivo, há, naquele instante, queda na dívida bruta, enquanto a dívida líquida segue constante.
12. Neste ano, tivemos um valor expressivo de desacumulação de ativos (ñ confunda c/ privatização!). Foram devolvidos recursos do BNDES e também vendido volume alto de reservas. Isso segurou a dívida/PIB, que vai encerrar o ano em patamar + baixo do que o esperado anteriormente.
13. Também contribuiu p/ isso a queda mais forte da taxa de juros e a revisão do PIB de anos anteriores, que aumentou o PIB nominal de 2019, denominador da razão (ainda que o crescimento do ano corrente tenha ficado abaixo do esperado). Dado será divulgado amanhã, pelo BC.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme Tinoco

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!