, 7 tweets, 3 min read Read on Twitter
Hoje eu e o Fabio Giambiagi lançamos um texto que propõe uma alteração no teto de gasto. O texto chama "Mudar para preservar", o que indica que as mudanças propostas vão no sentido de manter o espírito da formulação original, de 2016. O link está aqui:

Acho que o teto de gasto teve bastante sucesso até aqui: (i) ajudou a derrubar prêmios de risco e taxa de juros, (ii) tornou a previdência prioridade e deu um novo norte ao debate do ajuste fiscal e (iii) e ajudou a segurar aumento de salários e outras demandas de gasto
Ao contrário do que muitos falam, a forte compressão de despesas discricionárias, de fato preocupantes, não são resultado imediato do teto. Formalmente, são consequência das metas de primário e, na prática, são causadas pelo forte aumento de despesas obrigatórias.
Não temos como fugir do ajuste fiscal. Contudo, duas coisas motivaram o texto: 1) a regra acabou ficando muito dura até 2026, como mostrei em simulações no início do ano junto c/ @gilbertoborca e (ii) não podemos parar serviços essenciais nem zerar investimentos públicos
As mudanças propostas só valem a partir de 2023 e buscam aproveitar 1 janela de economia política representada por um cara como o @RodrigoMaia na CD para ser implementada agora. Ou seja, evita-se riscos de que seja radicalmente modificada em 2 ou 3 anos, quanto travar tudo.
Aproveita também a relatoria da PEC 438, pelo deputado @rigoni_felipe, que fará c/ que essa discussão ocorra de qualquer maneira. No nosso esquema proposto, aliás, a regra de ouro ficaria suspensa, uma vez que não nos parece ajudar em nada. O arcabouço completo pode ser refinado.
Enfim, a responsabilidade fiscal continua como prioridade, assim com o ajuste em despesas obrigatórias de maneira + progressiva possível.

Comentários são bem vindos.

E segue o link p/ a matéria no Valor:

valor.com.br/brasil/6417093…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Tinoco
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!