My Authors
Read all threads
1) A MENTIRA COMO DOENÇA DA POLÍTICA – Continuo minhas reflexões sobre as lições do Capítulo III do Gênese para a Política.

Imagem: Eugene Delacroix, "Adam and Eve" (1840).
2) Os versículos 6 e 7 relatam: “A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente..."
3) "...Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram tangas para si."
4) A consideração racional de Eva, fundada na mentira da Serpente, engana-se sobre o bem a buscar e deseja “ser como Deus”, determinar o que é o Bem e o que é o Mal.
Eva já peca, na razão, ao consentir desobedecer à Lei de Deus e, depois, ao decidir praticar o ato.
5) Percebam como ela mente p/ si mesma sobre o “bem” aparente: é um fruto agradável, bonito, que abre a inteligência... Há toda uma justificação da legitimidade ao ato – uma Lei estava sendo quebrada, necessário garantir a legitimidade da quebra por uma “lei”, que a superasse.
6) Isso é APRESENTADO a Adão, que come do fruto. Não é errado imaginar que houve um diálogo, uma justificação intelectual, que também convence Adão a mentir para si mesmo.
7) Então, da mentira, surge a primeira barreira social: a desconfiança, a vergonha do outro. As tangas de folhas de figueira, com as quais o homem se cobre, marcam o momento em que o outro, aquele com quem eu me relaciono, não é mais digno de confiança.
8) O raciocínio dos Primeiros Pais passa a ser o seguinte: "se eu minto para mim mesmo, minto para o outro e o outro também mente para mim". Agora precisam cobrir-se, ocultar quem realmente são.
9) A sociedade da desconfiança se instaura e todo o rumo político posterior do homem é uma tentativa de restabelecer a veracidade: os costumes, as leis, os contratos... Tudo pretende restaurar uma confiabilidade, uma segurança perdida, pois a mentira adoeceu a relação com o outro
10) Logo, a política que não se pauta pela Verdade, mas por estratagemas de enganação para submeter o outro, como propunha Maquiavel, é uma política doentia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Taiguara Fernandes de Sousa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!