My Authors
Read all threads
Estreia perfeita! Sim, perfeita!

Não (apenas) pelo resultado, mas pela imposição e principalmente pelos testes.

Os coringas do Flamengo voltaram com tudo para 2020.

Segue o fio!
O Resende até se mostrou surpreendentemente organizado para o reserva do campeonato. O time se manteve compacto e bem posicionado, mas obviamente oferecia pouca resistência para os titulares rubro-negros., que se impuseram no jogo desde o início.
A escalação trouxe praticamente o time titular, com as mudanças na zaga e Diego sendo testado no lugar de Gerson.
Testado, sim, pois Diego perdeu o grosso do trabalho do Mister no ano passado por causa da lesão. Pegou apenas o início e o finalzinho. Agora teve a chance de participar logo no primeiro jogo desde o início, atuando por dentro na linha de quatro do meio-campo.
O recém-contratado Gustavo Henrique foi testado na linha alta do Fla e se saiu bem. Além disso, serviu como teste para um zagueiro destro jogando pelo lado esquerdo, o que muda a dinâmica na saída de bola. Pelo alto, o zagueiro de 1,95m se mostrou absolutamente dominante
Matheus Thuler também ganhou um jogo completo como titular. Fato importante, já que na minha opinião o zagueiro tem tudo para terminar 2020 maior do que entrou. Vai ser difícil chegar ao time titular, mas essa pode ser a temporada de afirmação do menino de 20 anos.
O primeiro tempo foi bem movimentado, apesar da tempestade. O Flamengo pressionou, mas não abriu o placar.

No segundo, o Resende voltou num 5-4-1 bem claro e Jorge Jesus pôde testar seu poder ofensivo contra uma linha de cinco, que ele mesmo já disse que adora enfrentar.
Havia muita dúvida entre os torcedores do Flamengo a respeito da presença de Pedro ao lado de Gabigol e Bruno Henrique. Seria possível ter os três em campo? Logo no primeiro jogo da temporada Jorge Jesus já mostrou como pretende utilizá-los juntos.
Com a entrada do centroavante no lugar de Arrascaeta, BH passou para o lado esquerdo do meio-campo e Gabigol começou a flutuar mais

Na primeira jogada com o trio em campo, aliás, Gabigol flutuou pelo meio, errou o domínio e ofereceu o contra-ataque ao Resende, que abriu o placar
Até mesmo o gol do Resende foi ideal para o Flamengo, pois colocou a classificação em risco por alguns minutos e forçou o time a provar mais uma vez o seu poder de reação.
Se não me falha a memória, já são sete vitória de virada com Jorge Jesus, feito difícil e raro que merece ser celebrado. Vale lembrar que Felipão não conseguiu nenhuma em mais de um ano à frente do Palmeiras.
O Flamengo foi com tudo para cima. Michael entrou no lugar de Diego e o Mister pôde testar uma opção que pode ser bem importante na temporada: dois pontas agudos, que partem para cima, em vez dos titulares mais cerebrais
De quebra, testou uma variação com Everton jogando por dentro na linha de quatro. O Mister gosta muito do camisa 7 centralizado no 4-2-3-1, mas raramente ele foi usado ali no 4-4-2 - que àquela altura parecia mais um 4-2-4
Everton é ágil, inteligente e incrivelmente técnico. Se conseguir se adaptar a jogar por ali, pode tocar mais vezes na bola e ser ainda mais influente no jogo. Mais ou menos a transição que David Silva fez na Europa - aliás, um jogador de estilo bem parecido com Everton.
Essa mudança ainda precisa de ajustes. Apesar obrigá-lo a cobrir uma faixa menor de campo - em tese correndo menos, o que se tornará cada vez mais importante com o avançar da idade - aquela função exige uma presença física muito intensa que é difícil para Everton.
Além de um posicionamento bem específico para fechar espaços e fazer coberturas, jogar naquela meiuca exige que o jogador dispute sempre a segunda bola, saiba proteger a bola com o corpo, aguente trancos e seja decisivo em todas as divididas.
Vale lembrar que o pequenino David Silva, além de ter conseguido se adaptar à função com maestria e aumentado muito a intensidade de seu jogo, costuma jogar com Kevin de Bruyne - que é um tratorzinho - ao seu lado e um cabeça-de-área por trás dos dois.
De fato, Everton Ribeiro, que fez um primeiro tempo mágico pelo lado direito, não conseguiu ser esse controlador do meio-campo e acabou cedendo espaço para a entrada de Gerson em seu lugar.
O Fla, que foi muito superior no jogo todo, colocou uma pressão insuportável e virou para 3x1 com gols de Pedro, Gabigol e Bruno Henrique.

Importante, aliás, ver Gabigol marcando de cabeça. Sua presença no jogo aéreo costuma ser bastante questionada - muitas vezes com razão
O atacante até chegou a revelar uma informação curiosa...

"Eu não faço muito gol de cabeça. Eu fiz uma apostinha com o Mister que eu faria gol de cabeça hoje e ele me pagaria um vinho. Então ele já me deve um."

globoesporte.globo.com/futebol/times/…
Mais importante que isso foi o gol em si. Gabigol não foi tão bem no jogo, destoou um pouco de ritmo e ainda falhou no gol do Resende. Seu gol serviu para calar os possíveis críticos apressados que já passariam a dizer que o camisa 9 não vale o preço pago pipipi-popopó
O Flamengo foi aprovado em todos os testes, inclusive no teste físico. Afinal, o time havia voltado de férias há uma semana e não se sabia como as pernas reagiriam. A intensidade não foi a mesma do auge de 2019, claro, mas não deixou a desejar.
Fica também a lição para todos que vociferavam contra a escolha, alertando para um desastre de lesões - a grande maioria pouco letrada em fisiologia e preparação física. A comissão técnica e o departamento médico sabem o que fazem. Não adianta espernear sem dados concretos.
Que saudade a gente estava do Flamengo! Como é bom ver esse time jogar!

Que todos os testes sejam feitos agora para que o conjunto esteja na ponta dos cascos quando for pra valer.

Afinal, repito: a gente ainda não conhece o auge desse time.
PS: quem acompanha as "Transmissões táticas" já tinha recebido por áudio boa parte dos comentários ao vivo, durante o jogo, direto do Maracanã.

Se quiser, é só entrar: t.me/teofb7
A imagem da escalação saiu errada. A correta é essa, com Arrascaeta na esquerda e Bruno Henrique na frente.

Peço desculpas, mas no Twitter não dá pra corrigir
Bem.... aqui era pra ser "lanterna do campeonato", claro
PS2: estou muito cansado. Revisei o texto duas vezes, mas ainda assim foram 3 erros:
1- o Resende é o "lanterna" não o "reserva" do campeonato
2- a escalação inicial tinha Arrascaeta, não Pedro
3- Michael já havia entrado quando Pedro entrou

Peço desculpas, mas não dá pra editar
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Téo Benjamin

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!