My Authors
Read all threads
Roberto Gómez Bolaños (Chespirito), criador de Chaves e Chapolin, completaria hoje 91 anos!

Segue o fio para conferir um pouco da história dele 👇
Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21/02/1929, sendo o segundo filho do casal Francisco Gómez Linares e Elsa Bolaños Cacho-Aguilar.

Seus irmãos eram Francisco, o mais velho, e Horácio Gómez Bolaños, que nasceria um ano depois.
Seu pai, Francisco, era desenhista, pintor e ator. No entanto, quando Roberto tinha apenas seis anos, Francisco acabou falecendo, vítima de uma vida com muitos excessos.
Assim, Roberto e seus irmãos foram criados apenas por sua mãe, Elsa Bolaños. Pintora e retratista, tornou-se secretária bilíngue e, depois, investiu na construção de casas, o que garantiu uma vida digna à família.
Em sua juventude, Roberto jogou futebol pela equipe Marte e se aventurou também no boxe, onde teve títulos nas categorias amadoras. Mas acabou não indo além nos dois esportes.
Roberto se formou como engenheiro na UNAM, na Cidade do México. Aos 22 anos, conheceu Graciela Fernández, que se tornaria depois sua primeira esposa.
Com Graciela, Roberto teve seus seis filhos: Paulina, Graciela, Cecília, Teresa, Marcela e Roberto Gómez Fernández.
Vendo-se sem perspectivas como engenheiro, Roberto mudou radicalmente seus rumos ao ir atrás de uma vaga como redator publicitário na agência D'Arcy, em 1952.

Ele consegue o emprego e passa a escrever roteiros de rádio e textos e jingles de anúncios.
Mostrando um enorme talento para a escrita, Chespirito é chamado para escrever o roteiro do programa de uma famosa dupla de humoristas: Viruta e Capulina.

O sucesso foi imediato e logo o programa passaria do rádio para a televisão.
Um dia, no programa "Cómicos y Canciones", faltou um ator. E Roberto se dispôs a participar. Sua atuação foi tão elogiada que ele começou a ser parte do elenco regular dos programas.

Em seguida, Roberto já estava fazendo roteiros também para cinema.
O diretor Agustín P. Delgado, impressionado com o talento de Roberto, disse que ele era um "pequeno Shakespeare. Um Shakespirito".

Roberto gosta tanto da alcunha que passa a assinar com uma forma adaptada: Chespirito.
Chespirito conquista mais e mais prestígio e, no final dos anos 60, já escrevia e protagonizava os próprios quadros na TV.

Em 1970, cria "Os Supergênios da Mesa Quadrada", onde atuaria com Ramón Valdés, Rubén Aguirre e Maria Antonieta de las Nieves.
O quadro logo se torna um programa independente. E é aqui que nascem alguns de seus clássicos personagens, como o Dr. Chapatin, o Chompiras, o Chaparrón e, também, o Chapolin, que nasce em 1970.
Em 1972, precisando suprir o fim do quadro do Chaparrón, com a saída de Rubén Aguirre do elenco, Chespirito cria o quadro do Chaves - que logo se torna um dos grandes sucesso do então Programa Chespirito, junto com o Chapolin.
Em 1973, com a fusão do então Canal 8 com o Canal 2 e a formação do que hoje é a Televisa, acaba o Programa Chespirito.

Chapolin e Chaves se tornam programas independentes, durando, respectivamente, até 1979 e 1980.
Foi o início da era de ouro das séries e de todo o elenco, que se tornaram fenômenos na América Latina. Durante os anos 70, percorreram a maioria dos países com turnês que lotavam estádios por dias seguidos.
No final da década de 70, Chespirito se separa de Graciela Fernández e passa a se relacionar com Florinda Meza. Os dois se casariam em 2004 e viveriam juntos por todos os dias até 2014. Eles não tiveram filhos - Roberto havia feito vasectomia.
Em 1979, leva o elenco das séries ao cinema com o filme "El Chanfle". Ele faria outras obras com os atores, como "El Chanfle 2", "Charrito", "Música de Viento" e "Don Ratón y Don Ratero".
Em 1980, volta o Programa Chespirito, contendo quadros do Chaves, Chapolin e outros personagens como Dr. Chapatin, Chaveco, Pancada, Chaplin e Dom Caveira.

O programa fica no ar até 1995. Ali, Chaves e Chapolin acabam em 1992.
Após as séries, Chespirito fez teatro e também escreveu três livros: "O Diário do Chaves", sua autobiografia "Sin Querer Queriendo" e a compilação de poemas "...Y También Poemas".
Na década de 2000, Chespirito supervisiona e lança um novo formato de seus personagens: o Chaves em Desenho Animado.

Pela saúde, passa a viver em Cancún, onde ficaria ao nível do mar. Lá, passa os seus últimos anos.
Em 2011, Roberto entra para o Twitter, com a conta
@ChespiritoRGB
. Naquele ano, fez uma twitcam que "quebrou" a rede, chegando a ter mais de 40 mil espectadores simultaneamente.
@ChespiritoRGB Em 2012, recebe a homenagem "America Celebra a Chespirito", que envolveu quase todos os países do continente, em uma festa de três horas no Auditório Nacional do México.
@ChespiritoRGB Em 28/11/2014, Chespirito nos deixa. Após sofrer uma parada cardíaca, falece em sua casa, em Cancún.

Dois dias depois, é velado em uma grande cerimônia no Estádio Azteca, na Cidade do México.
@ChespiritoRGB Roberto Gómez Bolaños foi sepultado no Panteón Francés, na Cidade do México, onde também estão seus pais.
@ChespiritoRGB Apesar de não estar mais no plano terreno, Chespirito segue vivo todos os dias em nossos corações e sorrisos. Tornou-se eterno com sua obra e seu legado, que ainda divertem milhões em toda a América Latina. ❤️
@ChespiritoRGB E no ano passado, foi lançado aqui no Brasil o espetáculo "Chaves - um tributo musical", obra que faz homenagem a Roberto Gómez Bolaños nos palcos - e que já levou mais de 35 mil pessoas ao teatro em São Paulo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fórum Chaves

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!