, 24 tweets, 6 min read Read on Twitter
O Barcelona de Ernesto Valverde

Uma thread sobre as duas temporadas do Txingurri no comando do Barcelona. Uma contextualização de acertos, erros, títulos e as decepções na Liga dos Campeões; além do futuro do Barcelona.

Segue o fio.
1. Modelo de jogo

Ernesto Valverde assumiu o Barcelona após as doloridas derrotas para Atlético de Madrid e Juventus na UCL, ainda no período de Luís Enrique. Além disso, perdeu o 3º melhor jogador do mundo - naquele momento - e teve Dembélé e Paulinho como grandes contratações.
O francês atuou pouco numa temporada onde ficou grande parte lesionado. Paulinho conseguiu entregar gols em jogos importantes da Liga. Além do mais, o elenco já começava a ficar envelhecido em comparação ao triplete de 2015. A espinha dorsal já estava na faixa dos 29/30 anos.
Foi assim que conquistou uma Liga sem muitos percalços e praticamente invicta. Uma Copa do Rey sem muitas dificuldades. A noite em Roma acabou por derrubar - veríamos isso na temporada seguinte - não apenas o time aquela noite, mas a confiança na UCL parecia desmoronar.
Uma das maiores reclamações sempre foi quanto as rotações da equipe. Bom, não sou fisiologista para dizer que fez certo ou errado, mas a impressão que deu foi a falta de jogadores mais intensos no duelo em Roma. Atletas que antes eram dominantes neste quesito, pareciam sentir.
Piqué, Busquets, Rakitic, Iniesta, Messi e Suárez não eram mais os caras de 26/27 anos - exceção, para mais, de Andrés -. A dúvida de pressionar alto ou esperar deixa a equipe sem confiança. Não por acaso, Valverde trabalhou numa linha mais baixa, algo pouco usual no BCN.
Ou seja, seu pragmatismo se fez necessário em diversos momentos. A equipe desacelera o ritmo da partida para “descansar” e pode competir durante os 90 minutos.
Na sua segunda temporada, também com um provável doblete, Valverde testou um 433 com Coutinho e Dembélé, mas logo percebeu como a equipe estava desprotegida. Começou a usar os dois de acordo com a necessidade do jogo. O problema é que perdeu o francês, de novo, na reta final.
Por fim, nesta parte tática, as rotações. Pouco se fala que Pique e Messi não atuaram por suas seleções em grande parte do tempo, isso já os descansa. Errou na primeira temporada e corrigiu na segunda.
2. Atletas

Roberto x Semedo: pra mim, Semedo é melhor lateral, mas Sergi entende melhor o modelo. Os números defensivos são melhores ao espanhol que sofreu contra pontas de elite. Já o português, se aproveita do físico para chegar ao fundo, mas ainda não é o melhor passador.
Jordi Alba: teve a melhor temporada em 18/19. Foram 13 assistências (8 Liga + 5 UCL), além dos 3 gols. Até então, seu melhor período havia sido em 15/16 com 7 assistências (6 Liga + 1 UCL). Foi também importante com a bola nos pés, a média de passes aumentou consideravelmente.
Sérgio Busquets: o melhor 5 da última década vive seu declínio físico. Apesar de não ser um grande marcador, Busi sempre se destacou por ler muito bem o jogo, mas os seus números vem caindo bastante seja em aspectos defensivos ou ofensivos.
Rakitic: foi que mais evoluiu com a bola em 17/18, deixando de ser agressivo e artilheiro como 14/15 no triplete com Luís Enrique. Apesar disso, também me dá impressão a viver seu declínio físico. Um ponto de sustentação ao lado de Busi, mas que não tem rendido nas duas áreas.
Dembélé: em 2017/18 foram 20 jogos, sendo 6 como reserva, além de 4 gols e 6 assistências. Na atual temporada, 2018/19 foram 37 jogos, sendo 12 como reserva, além de 12 gols e 6 assistências. É necessário buscar entender o motivo das lesões, tem potencial.
Coutinho: “a contratação mais cara da história do BCN”. Assim é, e provavelmente, sempre será lembrado o camisa 7. Seu jogo é muito relacionado ao gol, por isso não o vejo como interior. Precisa se entender melhor como atacante pelo lado. Além das poucas vitórias no 1x1.
Suárez: falei sobre o tema algumas vezes. Não é que ache Suárez um centroavante ruim, está entre o cinco melhores do mundo na posição. O problema é a falta de domínio na Europa. Nos últimos 20 jogos de UCL, são apenas 2 gols.

3. As lideranças

As chamadas “vacas sagradas” também são ponto importante. Todos querem atuar, ao mesmo tempo que também são atletas com média de 30 anos e já vencedores pelo clube. Pelas informações que temos, Valverde se saiu bem em todos momentos ruins e blindou o vestiário.
Pra mim, o debate é outro nesta questão. Como fazer uma reformulação se a liderança máxima (Messi) também quer atuar com seus companheiros? Não é algo simples retirar a Suárez, seu melhor amigo, ou Busquets, com quem conquistou tudo.
Por isso, me parece bastante claro que as questões de hierarquia - que são naturais - devem vir da diretiva, não apenas do comando técnico. De qualquer forma, sei que é mais fácil utilizar um “bode expiatório”, mesmo que ele tenha conseguido de certa forma domá-los.
Outra questão que me chama atenção e, eu realmente espero estar errado: a passividade dos jogadores vencedores em Anfield e Roma. Muito se fala sobre tática e técnica, mas a postura nesta duas eliminações são emblemáticas.
4. O futuro do Barcelona

Dito isso, não creio em mudanças muito grandes no Barcelona para o futuro. É muito difícil mexer nas “vacas sagradas” apesar da diretiva estar mesmo é focada numa reeleição.
Ernesto Valverde não seria meu técnico para o futuro. Não pela maneira como trabalhou nestas temporadas - creio que era o possível -, mas o clima após as duas eliminações, da maneira como foram, me parece que torna insustentável, em que pese os jogadores gostarem dele.
A renovação será gradual. Vejo as chegadas de Frenkie De Jong (confirmado), De Ligt e Griezmann (ambas em andamento) como um início, mas que não resolvem os problemas de imediato.
Quem chegou até o fim, estou pronto para debater qualquer ideia sobre o Barcelona. Não sou o dono da verdade absoluta, apenas acredito que há pouca contextualização da realidade.

O mais importante? Que o clube retome as bases que o fizeram vencedor.

¡Visca!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gabriel Corrêa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!